Trio de Ferro

Sem futebol, redes sociais do Náutico, Santa Cruz e Sport ganham mais interatividade

Com os campeonatos paralisados, os clubes têm trabalhado forte na comunicação e interação com os torcedores

Fernando Castro
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Fernando Castro
Publicado em 29/03/2020 às 7:36
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Trio de Ferro se juntou para arrecadar materiais para hospitais públicos do Estado - FOTO: Divulgação

O futebol tem vivido um momento incomum. Com os campeonatos suspensos no país, devido a pandemia do novo coronavírus, os clubes têm trabalhado forte na comunicação com os torcedores. Sem atividades por tempo indeterminado, Náutico, Santa Cruz e Sport têm aproveitado o período de crise na saúde para impulsionar publicações nas redes sociais, com quadros interativos, campanhas, jogos e mensagens de conscientização.

Em uma das ações promovidas, o Trio de Ferro convocou os torcedores para o Clássico do Bem, uma "competição" com o objetivo de buscar o maior número de doadores. Em parceria com a ONG Juntos e o Grupo Servir, Náutico, Santa Cruz e Sport se juntaram para arrecadar recursos na compra de materiais para os hospitais público de Pernambuco. A meta inicial de cada clube é conseguir R$ 30 mil.

"O clube tem um papel não só de interagir com o torcedor na parte futebolística. O Santa Cruz tem um envolvimento com o torcedor e em um momento difícil nada mais justo do que se posicionar e ajudar da melhor forma possível com campanhas, como foi feita essa junto com o Náutico e Sport com o objetivo arrecadar fundos para a compra de equipamentos hospitalares", comentou Guilherme Leite, diretor de marketing do Santa Cruz.

Mais atuante na internet, o Sport tem se destacado em relação a interatividade com os torcedores. Além de cumprir o papel social informando e conscientizando a torcida sobre o coronavírus, a comunicação do clube lançou alguns quadros nas redes sociais. Desenhos, pinturas, palavras cruzadas, caça-palavras, dicas e jogos foram algumas das maneiras de entretenimento que o perfil rubro-negro encontrou para engajar ainda mais o torcedor nas redes.

"Neste momento entendemos que temos duas responsabilidades. A primeira institucional, de tentar passar de forma didática a gravidade da situação, com os cuidados necessários para evitar o contágio. A outra responsabilidade é entreter de alguma forma o nosso torcedor, o futebol é um meio de entretenimento, então sem um conteúdo diário, nós procuramos fazer algo lúdico, sobretudo para as crianças", destacou Jurandyr Gayoso, vice-presidente de comunicação do Sport.

Assim como o Sport, o Náutico também tem conseguido engajar bem os torcedores nas redes sociais. Além de jogos como forma de divertir os seguidores, a comunicação do clube alvirrubro tem utilizado bastante a figura dos jogadores para interação e apostado em quadros nostálgicos, relembrando grandes momentos do time nos últimos anos e trazendo curiosidades sobre jogos históricos, mexendo com a memória afetiva da torcida.

"Sem dúvida é um grande desafio. A comunicação de um clube de futebol, sem o carro chefe existir, que é o futebol, tem a missão de buscar não só ser uma rede informativa, mas também uma rede interativa. A gente precisava sair da linha de passar informações sobre o dia a dia do clube para passar engajar mais sobre a pandemia. Por isso fizemos algumas ações e montamos uma programação com quadros para interagir mais com os torcedores", explicou Luiz Filipe Figueirêdo, vice-presidente de comunicação e marketing do Náutico.

Apesar de interagir menos com os torcedores em relação aos rivais, o Santa Cruz tem utilizado das redes sociais no período sem futebol para conscientização, com recomendações sobre o coronavírus. "É papel do clube nesse momento incentivar o torcedor a ficar em casa e passar todas as orientações possíveis para preencher de certa forma esse dia a dia de quarentena através de interações nas redes sociais, por isso temos divulgados vídeos estimulando a higiene e passando informações das organizações de saúde", afirmou Guilherme Leite.

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