Solidariedade

Atletas da Premier League lançam ação para ajudar no combate ao coronavírus

A ideia é arrecadar fundos para o Serviço Nacional de Saúde Britânico

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 09/04/2020 às 8:25 | Atualizado em 12/04/2020 às 10:45
OLI SCARFF / AFP
Liverpool liderava com folga a Premier League antes da competição ser paralisada. - FOTO: OLI SCARFF / AFP

Jogadores da Premier League anunciaram nessa quarta-feira o lançamento de uma iniciativa para gerar fundos para o Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS) na luta contra a nova pandemia de coronavírus. A ideia, que recebeu o nome #PlayersTogether ('United Players'), foi criada para "ajudar aqueles que lutam por nós na linha de frente do NHS" contra o surto de covid-19.

"Trata-se de que nós, como jogadores, colaboremos juntos para criar uma iniciativa voluntária, separada de qualquer negociação com qualquer liga ou clube. Tentar ajudar, juntamente com muitos outros em todo o país, a fazer uma diferença real", afirmou o grupo promotor em um comunicado.

Jogadores como o capitão do Liverpool, Jordan Henderson, o artilheiro da seleção inglesa Harry Kane e o atacante do Gabão, Pierre-Emerick Aubameyang, já divulgaram a iniciativa por meio de suas mídias sociais. Este anúncio ocorre no momento em que jogadores e clubes ainda não chegaram a um acordo para reduzir os salários dos futebolistas como resultado da suspensão do campeonato devido ao novo coronavírus.

A Premier League calculou uma perda de 1,13 bilhão de euros se a temporada não puder ser retomada. Os clubes propuseram uma redução de 30% nos salários dos jogadores, que até agora se recusaram a fazê-lo, lembrando que essa medida também afetaria os cofres públicos, uma vez que o Estado arrecadaria menos impostos.

LEIA MAIS

Valor de mercado de jogadores desvaloriza durante a pandemia do coronavírus

Em bate-papo com Ronaldo, Infantino diz que não há pressa para volta do futebol

Tottenham adverte Mourinho e jogadores que descumpriram confinamento

Por tudo isso, os jogadores receberam muitas críticas, incluindo as de vários políticos. O secretário de Saúde Matt Hancock pediu aos jogadores que "contribuam com sua parte" para minimizar as consequências financeiras da interrupção do campeonato.

O presidente da Federação Inglesa (FA), Greg Clarke, também pediu aos jogadores que "compartilhem os prejuízos para salvar o futebol".

Alguns clubes, como Tottenham e Liverpool, também foram duramente criticados por anunciar que recorreriam ao plano de ajuda do governo para empresas que são forçadas a enviar seus funcionários para o desemprego temporário devido à falta de atividade, pagando 80% dos salários com dinheiro público, até um máximo de 2.500 libras por mês (cerca de 2.800 euros).

Críticas da opinião pública e de seus próprios torcedores e alguns ex-jogadores levaram o Liverpool a desistir dessa ajuda. Mais de 60.000 pessoas, incluindo o primeiro-ministro Boris Johnson, foram afetadas pela COVID-19 no Reino Unido, onde mais de 7.000 pessoas já morreram devido a esse vírus.

PODCAST

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus afetando o mundo todo, o futebol segue sendo debatido no podcast Liga do Escrete, um podcast da Rádio Jornal especializado em futebol internacional. No episódio desta semana, além de algumas notícias dos clubes, vários quadros exclusivos do programa. Dentre os assuntos debatidos, um tema que gerou bastante debate: quais os cinco maiores atacantes da história da Seleção Brasileira? Além disso, um duelo envolvendo um craque do passado x craque da atualidade: Maldini ou Piqué, quem você queria no seu time?

Além desses temas, o programa também comentou escolheu a maior final de Liga dos Campeões dos últimos 20 anos. Ah, na trilha sonora do programa... Led Zeppelin! Você pode ouvir o podcast desta semana através do site da Rádio Jornal ou no seu aplicativo de podcast favorito.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias