Fernando Lombardi

Gilmar Dal Pozzo sai em defesa de Fernando Lombardi no Náutico: ‘ficou por merecimento’

O experiente zagueiro de 38 anos é um dos principais alvos de críticas da torcida alvirrubra

Fernando Castro
Cadastrado por
Fernando Castro
Publicado em 19/04/2020 às 16:02 | Atualizado em 19/04/2020 às 16:15
Alexandre Gondim/JC Imagem
Treinador do Náutico defendeu o zagueiro Fernando Lombardi - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem

Jogador mais experiente do atual elenco do Náutico, o zagueiro Fernando Lombardi, de 38 anos, é também um dos principais alvos de críticas da torcida alvirrubra. Das 17 partidas do time na temporada, o defensor foi titular em oito oportunidades. Aproveitando a pandemia do novo coronavírus para analisar os erros cometidos pela equipe no ano, o técnico Gilmar Dal Pozzo saiu em defesa do zagueiro alvirrubro. O jogador e o treinador já trabalharam juntos no Paysandu em 2016.

"Lombardi ficou por merecimento, por aquilo que ele produziu no ano passado e pelo que ele representa no dia a dia. É uma liderança que representa muito no vestiário, treinamentos, casos como agora que teve que ter uma redução de salário ele foi um dos jogadores que coordenou os atletas conversando com a diretoria, então é um atleta que representa e simboliza muito bem a nossa equipe. Claro que internamente a gente procura fazer uma avaliação do desempenho dele como atleta também", comentou Gimar Dal Pozzo.

SISTEMA DEFENSIVO

Até a paralisação dos campeonatos, o sistema defensivo do Náutico vinha caindo de produção. Nas últimas sete partidas disputadas, foram 12 gols sofridos, número superior aos dez primeiros jogos no ano, quando o time levou seis gols. Com uma média superior a um gol sofrido por jogo na temporada, Gilmar Dal Pozzo reconheceu que a defesa é um setor que vai precisar de ajustes quando o futebol for retomado, mas evitou colocar a culpa em apenas um jogador.

"Quando eu falo em tomar muito gols que fique bem claro que é um sistema que não funciona, não é crucificar um atleta e nem defender o atleta, essa é a maneira que eu tenho que analisar futebol, não posso ir para o oba oba de outras pessoas, eu tenho que analisar friamente. No momento que o time toma muitos gols, é porque o sistema não está funcionando e está vulnerável desde o ataque, passando pelo meio-campo até a nossa zaga, é isso que aconteceu", analisou o treinador alvirrubro.

Nos últimos jogos antes da parada do futebol, Fernando Lombardi vinha sendo titular ao lado do zagueiro Rafael Ribeiro. Os jogadores formam a dupla de zaga mais vazada do Náutico em 2020. Na temporada, foram seis jogos atuando juntos, com 11 gols sofridos. Considerados titulares, Ronaldo Alves e Diego Silva se lesionaram e desfalcaram o time nos últimos jogos.Com os zagueiros atuando juntos, o Timbu sofreu quatro gols em sete partidas.

"Se olhar os números, tomamos gols com Lombardi, com a dupla de zaga Ronaldo Alves e Diego, Rafael Dumas e Rafael Ribeiro também, a verdade é que tivemos problemas no setor defensivo e o nosso desempenho caiu. Teve um momento que Diego, Ronaldo e Rafael Dumas estavam fora de combate, tínhamos praticamente só dois zagueiros para os jogos, então tivemos dificuldades. E quando fica vulnerável o setor de proteção, a gente sabe que o Lombardi não tem a velocidade que o Rafael Ribeiro tem", completou Dal Pozzo.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias