Itália

Presidente da Federação Italiana diz que não quer ser "coveiro" do futebol no país

Gabriele Gravina pede ajuda ao governo da Itália para retomar o campeonato

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 20/04/2020 às 14:05 | Atualizado em 20/04/2020 às 14:06
AFP
Equipe napolitana perdeu para a Inter por 1x0 - FOTO: AFP



O presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC, na sigla em italiano), Gabriele Gravina, externou a sua opinião em relação ao término da temporada 2019/2020 do Campeonato Italiano A competição se encontra suspensa desde o dia 9 de março por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19) e o dirigente não pretende ser o "coveiro" do futebol da Itália.

"O que eu peço é que o futebol seja visto como um movimento de impacto econômico do nosso país, assim como outros setores. O Comitê Científico de Medicina da FIGC estabeleceu um protocolo e está seguindo. Ele foi enviado para o Ministério do Esporte e garante (teste) negativo de um grupo fechado de atletas, não entendo as preocupações", disse o presidente da federação, em entrevista à emissora italiana RAI, que acrescentou: "Ressalto que o único esporte profissional que até este momento foi suspenso definitivamente é o basquete. O futebol move 5 bilhões de euros (R$ 28,8 bilhões) e parar agora seria um desastre".

Momentos dramáticos

Gravina ainda afirmou que passa por "momentos dramáticos" em sua vida profissional por conta da tentativa de sustentar o futebol nacional, através da retomada da competição em condições seguras Segundo o presidente, abandonar o torneio "implicaria em responsabilidades enormes", que ele não quer sustentar.

 

 

"Uma decisão deste tipo implica em enormes responsabilidades. Eu não posso ser o 'coveiro' do futebol italiano. Defendo o futebol e não entendo essa resistência, que não quer começar com todas as garantias possíveis uma reorganização do movimento esportivo", explicou o presidente, que concluiu pedindo ajuda: "Anular a temporada é uma responsabilidade que deixo ao governo. Receberia a decisão com mais alívio. Dá para imaginar o drama que estou vivendo nestas semanas, em ter que defender, de forma quase isolada, minha batalha para seguir (o campeonato)"

Gabriele Gravina já havia se pronunciado anteriormente dizendo que a entidade tem como prioridade finalizar a temporada 2019/2020 do futebol no país, sem cancelamentos, mesmo que ela se estendesse um pouco mais. E, para isso, há várias opções sendo consideradas, incluindo estender os jogos até setembro ou outubro, se for necessário. Não há uma data certa, no entanto, para que as competições sejam retomadas após a paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias