europa

Uefa pressiona para que campeonatos sejam concluídos

A União Europeia de Futebol fez "uma forte recomendação" às 55 federações-membro e disse que há uma "variedade de opções de calendário" à disposição

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 21/04/2020 às 14:30 | Atualizado em 22/04/2020 às 17:21
Giuseppe CACACE / AFP
.Copa dos Campeões da Uefa está suspensa. Liverpool, de Firmino, é o atual campeão - FOTO: Giuseppe CACACE / AFP

LAUSANNE, Suíça - A União Europeia de Futebol (Uefa) fez "uma forte recomendação" para que as competições nacionais, suspensas desde março devido à pandemia do coronavírus, sejam concluídas, nesta terça-feira (21) em teleconferência com as 55 federações-membro.

"Uma variedade de opções sobre o calendário" foi apresentada às federações, completou a Uefa, sem apontar as datas para um eventual reinício das competições.

As competições futebolísticas estão suspensas em grande parte do mundo desde meados de março devido à pandemia da covid-19, que paralisou o esporte no planeta.

"Foi feita uma forte recomendação para que sejam concluídas as competições nacionais, mas alguns casos especiais serão estudados, após as linhas diretrizes relacionadas à participação nas competições europeias para os campeonatos cancelados serem definidas", completou a entidade.

A Uefa poderia estar se referindo ao Campeonato Belga, que no início de abril cogitou a possibilidade de ser cancelado, uma medida que a entidade europeia classificou de "prematura" e não justificada", em carta enviada às federações, ligas e aos clubes.

Nesta mensagem, escrita em conjunto com a Associação Europeia de Clubes (ECA) e com a Associação de Ligas Europeias (European Leagues), o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, afirmou ter "confiança" na volta do futebol "nos próximos meses".

Alemanha decide futuro nesta quinta


A maior parte dos países europeu está organizando a volta das competições com portões fechados, sem torcida nos estádios. A Liga Alemã de Futebol (DFL) se reunirá nesta quinta-feira (23) para debater o tema e aguarda a aprovação do governo para voltar a disputar seus campeonatos nacionais a partir de 9 de maio. Os clubes da Bundesliga voltaram a treinar no início do mês, por enquanto em pequenos grupos em separado, sem disputada de bola ou treinamento coletivo.

A Federação Italiana se pronunciou na última sexta-feira (17) para retomar a Serie A "em final de maio ou início de junho", insistindo na importância econômica da volta aos campos.

 

Para Ceferin, "existem opções que permitem recomeçar as copas e campeonatos e concluí-los". "Talvez tenhamos que jogar sem espectadores, mas o mais importante é, para mim, jogar as partidas", declarou na segunda-feira (20) o mandatário em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera.

A Uefa continuará sua agenda de reuniões nesta quarta-feira com a ECA e a Associação de Ligas Europeias.

PODCAST

O futebol continua sendo debatido no Liga do Escrete. E no episódio desta semana, o programa traz um grande debate envolvendo a história da seleção brasileira, qual dupla de ataque foi melhor: Ronaldo e Rivaldo ou Romário e Bebeto? Já no duelo desta semana, Adriano ou Ibrahimovic, quem você prefere? Além das análises e debates, o programa relembra como foi a campanha da seleção brasileira campeã do mundo em 1970, com direito a participação especial do ex- atacante Dadá Maravilha. Ficou curioso? Esses e outros assuntos no podcast Liga do Escrete, programa totalmente dedicado ao futebol internacional.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias