Os atletas profissionais poderão treinar individualmente a partir de 4 de maio, anunciou o governo espanhol nesta terça-feira, que acrescentou que também permitirá "treinamento básico para ligas profissionais" a partir dessa data.
O chefe do executivo espanhol, Pedro Sánchez, delineou o plano para aliviar o estrito confinamento que o país está enfrentando devido à epidemia de coronavírus, dividido em quatro fases graduais.
- Médico da Fifa defende o uso do cartão amarelo para jogador que cuspir em campo
- Jogos Olímpicos de Tóquio devem ser cancelados se pandemia persistir
- Uefa estabelece prazo para federações definirem futuro de competições
- Etapa de surfe no Rio é adiada e WSL anuncia novo formato do Circuito para 2021
- Zagallo é um dos dez novos integrantes do hall da fama do esporte
- Maciel Júnior permanece intubado na UTI por causa da covid-19
- CBF abre inscrições para a disputa do e-Brasileirão 2020
- Clubes devem voltar aos treinos em maio
Sánchez explicou que o relaxamento durará entre seis e oito semanas, nas quais serão flexibilizadas as saídas de pessoas, a abertura de lojas e hotéis e a realização de atividades de lazer. Dessa forma, "a primeira fase ou a fase 0 é a etapa de preparação da transição ou relaxamento, que já é a que já estamos inseridos", afirmou.
Nesta fase, entre outras medidas para aliviar o confinamento, "está prevista a abertura de treinamentos individuais para atletas profissionais e federados e o treinamento básico de ligas profissionais".
Essa fase 0 de relaxamento começaria em 4 de maio na maior parte do território espanhol, o que parece abrir a porta para a possibilidade de as equipes da Liga Espanhola voltarem a treinar individualmente a partir dessa data.
Um protocolo da Liga Espanhola, que estipulava 4 de maio para o retorno às atividades, interrompidas desde 12 de março devido ao coronavírus, prevê uma primeira fase de treinos individuais para os jogadores.
Assim, nesta primeira fase de treinamentos, os jogadores recebem suas tarefas por videoconferência, devem chegar aos locais de treino já vestidos, com máscaras e luvas, que podem continuar usando durante o treino e só pode haver no máximo seis jogadores em campo. Após isso, as equipes passariam progressivamente para o treino coletivo.
No plano delineado nesta terça-feira por Pedro Sánchez, na segunda etapa do relaxamento "também será permitida a abertura de centros de alto desempenho com medidas reforçadas de higiene e proteção e, se possível, mudanças e treinamento médio em ligas profissionais".
PODCAST
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus afetando o mundo todo, o futebol segue sendo debatido no podcast Liga do Escrete, um programa exclusivo da Rádio Jornal sobre o futebol internacional. Diante desse período de paralisação, muitos debates sobre Copas do Mundo, craques do passado e muito mais. No programa desta semana, o principal assunto foi: qual é o melhor jogador brasileiro pós Pelé? No debate, Ronaldo e Romário foram os mais cotados a esse posto.
Além de debater qual é o melhor pós Pelé, o programa também relembra grandes atuações de Romário com a camisa da Seleção Brasileira, jogos memoráveis de Copas do Mundo e de Champions League, além de um grande duelo de técnicos: Rinus Michels ou Pep Guardiola? Na trilha sonora do programa... Guns N' Roses!
Comentários