O Campeonato Espanhol ensaia seu retorno aos gramados de forma gradual após a pandemia do novo coranavírus. O país europeu já inicia a reabertura das atividades e, nesta segunda-feira, os jogadores voltam a treinar individualmente até o dia 18 de maio. Depois da data, os exercícios serão feitos com grupo de até oito. Apesar do cuidado, o retorno é polêmico. Isso porque a Espanha é um dos países mais afetados pela covid-19, mais milhares de pessoas infectadas e mortas pela doença.
A proposta inicial garantia exames da covid-19 para todos os jogadores. Mas as autoridades locais ligadas à saúde e ao esporte resolveram em reunião que os clubes só vão testar os atletas que sentirem os sintomas e tiverem contato com alguma pessoa infectava.
- Governo italiano autoriza treinos individuais em todos os esportes
- Premier League pode enfrentar ações judiciais se a temporada não for concluída
- Fifa pede que justiça continue investigando Joseph Blatter
- Ki-Chun Wang, judoca prata em Pequim, é preso por agressão sexual
- Liga belga de futebol adia novamente decisão sobre suspensão definitiva
- Em alta no Santa Cruz antes da pandemia do coronavírus, meia não esconde frustração com paralisação do futebol
- Ex-zagueiro relembra chegada ao Sport em 1987
- Ex-zagueiro acredita que Sport chegaria perto do bi em 1988
Treinos individuais
Os jogos oficiais foram interrompidos no início de março e desde então os jogadores estão isolados e realizam os treinos em casa. Por enquanto, os jogadores podem treinar sem ter qualquer contato um com o outro. Os atletas estão se exercitando em casa desde o início de março, quando as partidas foram interrompidas. O retorno aos treinos faz parte da "fase um" do programa de saída da quarentena no futebol espanhol. A ideia é que as atividades ocorram assim até o dia 18 de maio, quando poderão ser autorizados treinos de grupos reduzidos, com até oito pessoas.
Este próximo movimento é denominado de "fase dois" e a "fase três" é de treinamento com o grupo completo, que precisa durar pelo menos duas semanas antes do retorno efetivo das partidas.
A expectativa é de que as três fases levem, no total, um mês. Não há uma data precisa para a retomada das competições, mas a Federação Espanhola projeta o dia 5 de junho como uma possível volta do futebol nacional. Faltam 11 rodadas para o fim do Espanhol.
Comentários