pesquisa

Mesmo sem futebol, times pernambucanos crescem nas redes sociais

Todos os clubes perderam seguidores no Facebook, mas compensaram com aumento no Instagram

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 06/05/2020 às 20:59
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
O Santa Cruz foi o time com maior crescimento nas redes sociais entre os pernambucanos. - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Errou quem achava que a falta de jogos de futebol reduziria a quantidade de seguidores dos times de futebol nas redes sociais. A pesquisa IBOPE/Repucom mostra um aumento, mesmo que pequeno, nos números de parte das 50 equipes brasileiras no ranking digital. Entre os pernambucanos, o Santa Cruz foi o que mais cresceu em presença digital durante o distanciamento social, com aumento de 0,41%. Em seguida, nos percentuais, aparecem Náutico e Sport.

O Tricolor pernambucano é a equipe mais bem ranqueada da Série C do Campeonato Brasileiro, na 22ª colocação da lista. Na lista do mês de maio, a equipe soma um total de 1.100.428 seguidores, entre Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. A maior quantidade de novos seguidores foi no canal da Cobra Coral na plataforma de vídeos, como 57.700 assinantes no Youtube, 2,6 mil a mais que em abril.

O menor crescimento foi o do Sport. Por outro lado, o Leão segue em 14º lugar, como o time nordestino mais bem posicionado no ranking, seguido de perto pelo Bahia. Em abril, eram 3.333.501 no total do time rubro-negro, contra 3.337.732 de maio, uma diferença de 4.231 seguidores (ou 0,12%). O clube, porém, perdeu volume no Facebook (-1.108) e no Twitter (-1.530). Mas, a quantidade de novos seguidores no Instagram (4.896) supriu a perda nas outras duas redes sociais.

O Náutico é o integrante do Trio de Ferro em pior colocação no ranking, mas é o segundo quando se trata do percentual de crescimento no último mês analisado. De abril para maio, o Timbu angariou mais 1.232 seguidores, número correspondente a 0,25%. Agora, a equipe alvirrubra tem um total de 492.348, em 29º no ranking digital de clubes. A maior parte foi no Instagram, com 995 novos seguidores, 73,7% do acréscimo total.

Enquanto o Facebook caiu para todos os clubes, o Instagram, também pertencente a Mark Zuckerberg, concentrou a maioria de novos inscritos em todos os 50 times, de acordo com o Ibope/Repucom. A análise mostrou que 85% das equipes registrou aumento no volume de seguidores. Ainda nos dados de maio, o clube nordestino que mais cresceu digitalmente foi o Ceará, em 3º de todos os listados, ultrapassando o rival Fortaleza e chegando a 18ª colocação. Outro pernambucano da lista é o Íbis, com queda em todas as plataformas.

Confira os números:

14º Sport

ABRIL
Total: 3.333.501
Facebook: 1.063.842
Twitter: 1.575.040
Instagram: 591.619
Youtube: 103.000

MAIO
Total: 3.337.732
Facebook: 1.062.734
Twitter: 1.573.510
Instagram: 596.488
Youtube: 105.000

Diferença: 4.231 (0,12%)

22º Santa Cruz

ABRIL
Total: 1.095.882
Facebook: 559.849
Twitter: 240.783
Instagram: 246.150
Youtube: 55.100

MAIO
Total: 1.100.428
Facebook: 553.153
Twitter: 241.046
Instagram: 248.529
Youtube: 57.700

Diferença: 4.546 (0,41%)

29º Náutico

ABRIL
Total: 491.116
Facebook: 212.812
Twitter: 143.882
Instagram: 123.122
Youtube: 11.300

MAIO
Total: 492.348
Facebook: 212.650
Twitter: 144.081
Instagram: 124.117
Youtube: 11.500

Diferença: 1.232 (0,25%)

30º Íbis (sem divisão melhor ranqueado - acima da Série D)

ABRIL
Total: 479.741
Facebook: 141.720
Twitter: 206.955
Instagram: 131.066
Youtube: *

MAIO
Total: 477.565
Facebook: 141.541
Twitter: 206.664
Instagram: 129.360
Youtube: *

Diferença: -2.176 (-0,45%)

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias