Errou quem achava que a falta de jogos de futebol reduziria a quantidade de seguidores dos times de futebol nas redes sociais. A pesquisa IBOPE/Repucom mostra um aumento, mesmo que pequeno, nos números de parte das 50 equipes brasileiras no ranking digital. Entre os pernambucanos, o Santa Cruz foi o que mais cresceu em presença digital durante o distanciamento social, com aumento de 0,41%. Em seguida, nos percentuais, aparecem Náutico e Sport.
O Tricolor pernambucano é a equipe mais bem ranqueada da Série C do Campeonato Brasileiro, na 22ª colocação da lista. Na lista do mês de maio, a equipe soma um total de 1.100.428 seguidores, entre Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. A maior quantidade de novos seguidores foi no canal da Cobra Coral na plataforma de vídeos, como 57.700 assinantes no Youtube, 2,6 mil a mais que em abril.
O menor crescimento foi o do Sport. Por outro lado, o Leão segue em 14º lugar, como o time nordestino mais bem posicionado no ranking, seguido de perto pelo Bahia. Em abril, eram 3.333.501 no total do time rubro-negro, contra 3.337.732 de maio, uma diferença de 4.231 seguidores (ou 0,12%). O clube, porém, perdeu volume no Facebook (-1.108) e no Twitter (-1.530). Mas, a quantidade de novos seguidores no Instagram (4.896) supriu a perda nas outras duas redes sociais.
O Náutico é o integrante do Trio de Ferro em pior colocação no ranking, mas é o segundo quando se trata do percentual de crescimento no último mês analisado. De abril para maio, o Timbu angariou mais 1.232 seguidores, número correspondente a 0,25%. Agora, a equipe alvirrubra tem um total de 492.348, em 29º no ranking digital de clubes. A maior parte foi no Instagram, com 995 novos seguidores, 73,7% do acréscimo total.
Enquanto o Facebook caiu para todos os clubes, o Instagram, também pertencente a Mark Zuckerberg, concentrou a maioria de novos inscritos em todos os 50 times, de acordo com o Ibope/Repucom. A análise mostrou que 85% das equipes registrou aumento no volume de seguidores. Ainda nos dados de maio, o clube nordestino que mais cresceu digitalmente foi o Ceará, em 3º de todos os listados, ultrapassando o rival Fortaleza e chegando a 18ª colocação. Outro pernambucano da lista é o Íbis, com queda em todas as plataformas.
Confira os números:
14º Sport
ABRIL
Total: 3.333.501
Facebook: 1.063.842
Twitter: 1.575.040
Instagram: 591.619
Youtube: 103.000
MAIO
Total: 3.337.732
Facebook: 1.062.734
Twitter: 1.573.510
Instagram: 596.488
Youtube: 105.000
Diferença: 4.231 (0,12%)
22º Santa Cruz
ABRIL
Total: 1.095.882
Facebook: 559.849
Twitter: 240.783
Instagram: 246.150
Youtube: 55.100
MAIO
Total: 1.100.428
Facebook: 553.153
Twitter: 241.046
Instagram: 248.529
Youtube: 57.700
Diferença: 4.546 (0,41%)
29º Náutico
ABRIL
Total: 491.116
Facebook: 212.812
Twitter: 143.882
Instagram: 123.122
Youtube: 11.300
MAIO
Total: 492.348
Facebook: 212.650
Twitter: 144.081
Instagram: 124.117
Youtube: 11.500
Diferença: 1.232 (0,25%)
30º Íbis (sem divisão melhor ranqueado - acima da Série D)
ABRIL
Total: 479.741
Facebook: 141.720
Twitter: 206.955
Instagram: 131.066
Youtube: *
MAIO
Total: 477.565
Facebook: 141.541
Twitter: 206.664
Instagram: 129.360
Youtube: *
Diferença: -2.176 (-0,45%)
Comentários