CONSCIENTIZAÇÃO

"Que as pessoas saibam da seriedade do coronavírus. Fiquem em casa", disse Maciel Júnior ao receber alta da UTI

O comentarista da Rádio Jornal e da TV Jornal passou 21 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Esperança

Katarina Moraes Thalis Araújo
Cadastrado por
Katarina Moraes
Thalis Araújo
Publicado em 13/05/2020 às 8:15 | Atualizado em 13/05/2020 às 20:20
CORTESIA
O comentarista Maciel Júnior deixou a UTI na noite desta terça (12) - FOTO: CORTESIA

Foi com o bom humor de sempre que o comentarista da Rádio Jornal e da TV Jornal Maciel Júnior mandou sua mensagem de conscientização sobre os perigos do novo coronavírus enquanto recebia alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Esperança, na noite desta terça-feira (12). Após 21 dias internado em intensa luta contra a covid-19, Maciel foi transferido para o quarto, onde vai continuar seu tratamento contra a doença.

Aos telespectadores e ouvintes, o "The Best", como é conhecido, pediu: "Fique em casa". "Que as pessoas saibam da seriedade deste negócio. Eu estou em um hospital grande, bem tratado, tive atenção e, [mesmo assim], quase morro, porque a gente só sabe o nome da doença, covid-19, mas não sabe o remédio direito, o [medicamento] que serve em um, não serve no outro, e as pessoas estão brincando, querendo sair de casa, normalmente. Fique em casa, danado!", disse.

>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus

Vitorioso, Maciel saiu da UTI nesta terça e foi aplaudido pelos médicos e ainda arriscou uma 'dancinha' em comemoração enquanto segurava uma placa com os dizeres: "Eu venci a Covid-19. Glória a Deus!!!".

Quando deu entrada no Hospital Esperança, Maciel estava de férias da Rádio Jornal e apresentava uma insuficiência respiratória. Depois de fazer o teste para a covid-19, ele precisou utilizar o oxigênio e foi encaminhado para a UTI. Foi entubado no dia 26 de abril. No dia 6 de maio, quando saiu do coma induzido, o apresentador de 52 anos foi extubado.

>> Médico explica que intubação como a de Maciel Junior é processo de proteção ao paciente e ao pulmão

>> Recuperando-se do coronavírus, Maciel Júnior vê a família em videoconferência

Agora, a torcida é para que o nosso 'Best' se recupere e continue levando alegria aos amantes do futebol nas ondas da Rádio Jornal e nas telinhas da TV Jornal.

Confira o vídeo

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias