ibope

Com TikTok, Sport sobe no ranking digital; Náutico e Santa Cruz estáveis

A pesquisa passa a contabilizar os números da nova rede social febre entre os mais jovens

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 03/06/2020 às 17:36 | Atualizado em 03/06/2020 às 17:37
Bobby Fabisak/JC Imagem
O Sport subiu para 13º no ranking digital de clubes. - FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

A análise de junho dos números dos clubes nas redes sociais, feita pelo Ibope/Repucom trouxe uma novidade. Agora, a pesquisa conta também os seguidores dos 50 times brasileiros mais bem ranqueados na plataforma TikTok, rede social que atrai muitos adolescentes. Foi graças à plataforma que o Sport subiu de 14º, em maio, para 13º colocado neste mês, ultrapassando o Botafogo. Também já presentes no TikTok, Santa Cruz e Náutico mantiveram as 22ª e 29ª colocações, respectivamente.

Com quase 70 mil inscritos, o Sport é o melhor time nordestino na lista, duas posições acima do Bahia. Vitória, Ceará e Fortaleza aparecem em 17º, 18º e 19º, respectivamente. O crescimento do Sport, no geral, contou com mais 77 mil seguidores, um acréscimo de 2,31%, percentual muito melhor do que de abril para maio, quando foi de apenas 0,12%.

O Náutico e o Santa Cruz também cresceram no ranking graças à adesão ao TikTok. O Tricolor tem quase 7 mil inscritos, enquanto o Alvirrubro tem 4,3 mil torcedores na plataforma. Os dados também incrementaram o total das equipes. Se no cálculo anterior o Timbu teve só 0,25% de acréscimo, o percentual subiu para 1%. De 0,41%, a Cobra Coral foi para mais 0,8%.

Apenas 18 dos 50 clubes do ranking ainda não aderiram ao TikTok. Dos 20 da Série A do Campeonato Brasileiro, só Palmeiras, Red Bull Bragantino e Atlético-GO ainda não fizeram uma conta na rede social. De acordo com o Ibope/Repucom, a plataforma provocou uma adesão de 1,9 milhão de torcedores.

Outro pernambucano contabilizado no ranking é o Íbis, que mantém a 30ª colocação. A equipe, porém, não conta com canal no Youtube e nem aderiu à nova rede social. Além disso, perdeu quase 3 mil seguidores nas plataformas que utiliza, ficando com uma diferença mensal de -0,59%.

Todos os pernambucanos seguem apresentando queda de fãs no Facebook. Já no Twitter, o Náutico foi o único entre os quatro a apresentar um leve crescimento, com 0,07% (ou 112) seguidores a mais. Os outros perderam também seguidores. No Youtube, o Trio de Ferro aumentou o número de inscritos, mesmo sem jogos acontecendo, com destaque para o Sport, com 3 mil inscritos a mais, representando um percentual de 2,8%.

Confira os números:

Sport

MAIO - 14º
Total: 3.337.732
Facebook: 1.062.734
Twitter: 1.573.510
Instagram: 596.488
Youtube: 105.000

JUNHO - 13º
Total: 3.415.008
Facebook: 1.061.425
Twitter: 1.571.422
Instagram: 604.761
Youtube: 108.000
TikTok: 69.400

Diferença: 77.276 (2,31%)

Santa Cruz

MAIO - 22º
Total: 1.100.428
Facebook: 553.153
Twitter: 241.046
Instagram: 248.529
Youtube: 57.700

JUNHO - 22º
Total: 1.109.320
Facebook: 552.211
Twitter: 241.040
Instagram: 250.823
Youtube: 58.300
TikTok: 6.946

Diferença: 8.892 (0,8%)

Náutico

MAIO - 29º
Total: 492.348
Facebook: 212.650
Twitter: 144.081
Instagram: 124.117
Youtube: 11.500

JUNHO - 29º
Total: 497.555
Facebook: 212.332
Twitter: 144.193
Instagram: 125.001
Youtube: 11.700
TikTok: 4.329

Diferença: 5.207 (1%)

Íbis (sem divisão melhor ranqueado - acima da Série D)

MAIO - 30º
Total: 477.565
Facebook: 141.541
Twitter: 206.664
Instagram: 129.360
Youtube: *

JUNHO - 30º
Total: 474.729
Facebook: 141.218
Twitter: 205.876
Instagram: 127.635
Youtube: *
TikTok: *

Diferença: -2.836 (-0,59%)

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias