O Trabzonspor, atual líder do campeonato turco, foi excluído das competições europeias por uma temporada por não respeitar as regras do fair-play financeiro, anunciou a Uefa nesta quarta-feira.
O clube turco não poderá participar de competições europeias caso se classifique, durante uma temporada, na temporada 2020-2021 ou em 2021-2022, decidiu a câmara do Comitê de Controle Financeiro de Clubes (ICFC) da entidade.
- Raí critica Bolsonaro e diz que não é momento para retomar futebol no Brasil
- Jogador do Cruzeiro é o quarto caso de covid-19 no futebol mineiro
- Messi faz atividade separada do restante do elenco do Barcelona
- Federação alemã de futebol decide não sancionar homenagens a George Floyd
- Marquinhos é o primeiro brasileiro do PSG a voltar à França
- Liga do Escrete analisa retornos de ligas na Europa e a homenagem do mundo do futebol à George Floyd
O motivo da sanção é que o Trabzonspor não respeitou o acordo alcançado em 2016 e que previa o retorno ao equilíbrio financeiro em 2019.
Com a Super Liga Turca suspensa desde meados de março pela pandemia e o reinício marcado para 12 de junho, o Trabzonspor é o líder com 53 pontos, após 27 rodadas de um total de 34 a serem disputadas.
Este primeiro lugar garantiria a classificação direta para a fase de grupos da Liga dos Campeões, uma competição que não poderá mais disputar.
A exclusão das competições europeias por não respeitar as regras do fair play financeiro já foi imposta pela Uefa ao Milan, decisão confirmada em junho de 2019 pelo Tribunal de Arbitragem do Esporte (TAS).
Além desse caso, o Manchester City, excluído por dois anos das competições europeias, apresentou um recurso ao TAS que será analisado a partir de segunda-feira, em uma audiência feita por videoconferência.
Comentários