fifa

A Copa do Mundo México-1970 em vídeos

A Fifa disponibilizou várias gravações da Copa que completa 50 anos

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 22/06/2020 às 21:41 | Atualizado em 22/06/2020 às 21:41
ACERVO ESTADÃO CONTEÚDO
MELHOR DE TODAS Seleção brasileira de 1970 encanta até hoje - FOTO: ACERVO ESTADÃO CONTEÚDO

A final da Copa do Mundo México-1970 completou 50 anos no domingo (21). Naquele 21 de junho de meio século atrás, a seleção brasileira conquistou o tricampeonato mundial com um dos melhores times da história. A edição foi a primeira televisionada, guardando então imagens que ainda encantam os apaixonados pelo futebol. A Fifa, então, disponibilizou vários vídeos com destaques dos jogos daquela Copa.

Obviamente, a maioria dos vídeos são protagonizados pela seleção brasileira. As melhoras jogadas têm como destaques Pelé, Rivelino e Jairzinho no auge das performances.

As defesas também contam com o goleiro Félix. Mas, era o atual campeão quem chamava atenção. O goleiro inglês Gordon Banks também ofereceu grandes momentos sob as metas em solo mexicano.

E, apesar do destaque da seleção brasileira, o artilheiro da Copa de 1970 caiu na semifinal. Dos 17 gols marcados pela Alemanha Ocidental na competição, dez foram marcados por Gerd Müller, que manteve o recorde de maior artilheiro em Copas até Ronaldo superar a marca de 14 tentos em 2006. Posteriormente, em 2014, o alemão Miroslav Klose retomou a marca para o país europeu, chegando a 16. Marta trouxe a coroa de volta para o Brasil em 2019, com 17 gols.

LEIA MAIS:
>Brasil relembra tri na Copa do Mundo de 70 e time dos sonhos de todo torcedor
>50 anos do tri: atuações de Pelé no México foram dignas de rei
>50 anos do tri: a caminhada da revolucionária Seleção Brasileira até o título contra a Itália

A Fifa também imaginou como seria aquela edição, em um mundo analógico, com redes sociais.

Mas, o que interessa mesmo é o time montado por João Saldanha e comandado por Zagallo. De Carlos Alberto a Pelé, o Brasil encheu os olhos do mundo com um futebol quase incomparável.

E, claro os gols do Brasil não poderiam ficar de fora. Foram 19 gritos de gol verde e amarelo. O artilheiro brasileiro foi Jairzinho, com sete gols marcados, seguido por Pelé, com quatro, e Rivelino, com três. Tostão marcou duas vezes e Clodoaldo, Gérson e Carlos Alberto também deixaram os seus na Copa de 1970.

A final colocou Brasil e Itália diante de mais de 100 mil torcedor no estádio Azteca, na Cidade do México. Foi a primeira vez que dois ex-campeões mundiais se encontraram na decisão da Copa do Mundo. São 22 minutos dos melhores momentos para aproveitar na era digital.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias