atletas olímpicos

Dia do atleta olímpico: pernambucanos que fizeram história nas Olimpíadas

Dia 23 de junho é comemorado o dia do atleta olímpico. Pernambuco conta com nomes de peso que representaram o Brasil no maior evento esportivo do mundo

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 23/06/2020 às 13:19 | Atualizado em 23/06/2020 às 13:23
Divulgação
Yane Marques está passando seu conhecimento para as crianças - FOTO: Divulgação

O dia 23 de junho é dedicado aos atletas olímpicos. Pernambuco conta com nomes de peso que já marcaram presença e fizeram história em várias edições dos Jogos Olímpicos. A lista local conta com várias referências esportivas, entre eles estão Yane Marques, medalhista de Londres-2012 no pentatlo moderno, Joanna Maranhão, participante de quatro edições do evento e quinto lugar nos 400m medley em Atenas-2004, e Érica Sena, sétimo lugar no Rio-2016 e classificada para Tóquio-2021.

Yane resumiu o espírito olímpico em algumas palavras. "É um sonho que é do atleta, dos treinadores, da família. Todo mundo que se envolve de alguma forma. É uma vida de muita abnegação, de muito esforço, mas que no final das contas vale muito a pena. Parabéns para todos que vivem o espírito olímpico e todos que são apaixonados pelo esporte", disse a medalhista olímpica e atual secretária-executiva de esportes do Recife. 

A nadadora Joanna Maranhão representou o Brasil em quatro edições dos Jogos. São elas: Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016. Sua primeira participação, inclusive, rendeu o melhor resultado da natação feminina do País nas Olimpíadas, o 5º lugar nos 400m medley. 

"Foi um presente para mim ter tido a oportunidade de treinar e representar o Brasil nas duas provas (400m medley ) e guardo com muito carinho, guardo na memória com muito carinho. É uma honra poder dizer que fomos porque nunca vou poder dizer que foi somente eu. Nós fomos finalistas olímpicos nos 400m medley e 4x200m livre", disse Joanna, que hoje faz parte da equipe de esportes da prefeitura do Recife. 

Atletas olímpicos de Pernambuco

Keila Costa - Salto em distância

Wagner Domingos - Lançamento do Martelo

Érica Sena - Marcha Atlética

Cisiane Dutra - Marcha Atlética

Bárbara Micheline - Futebol

Rivaldo - Futebol

Hernanes - Futebol 

João Reinaldo Nikita - Natação

Joanna Maranhão - Natação

Adriana Salazar - Natação

Etiene Medeiros - Natação

Jaqueline Carvalho - Vôlei

Dani Lins - Vôlei

Yane Marques - Pentatlo Moderno

Felipe Nascimento - Pentatlo Moderno

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias