Com duelos das oitavas de final ainda pendentes, a Liga dos Campeões contou com um sorteio incomum dos confrontos das quartas de final, nesta sexta-feira, em Nyon, na Suíça. Dos quatro duelos das quartas, apenas dois estão definidos: RB Leipzig x Atlético de Madrid e Atalanta x Paris Saint-Germain.
Os demais confrontos seguem em aberto porque a pandemia do novo coronavírus atrapalhou as disputas das oitavas de final. Assim, nas quartas, o vencedor de Real Madrid x Manchester City terá pela frente o vitorioso de Lyon x Juventus. Ou seja, há a possibilidade de Cristiano Ronaldo encarar seu ex-time.
- Com data marcada, Pernambucano terá finais na Arena de Pernambuco
- Secretário explica motivo de Pernambuco não receber a Copa do Nordeste
- Clubes da Série D pedem, à CBF, nova ajuda financeira
- "Importante termos data de início", diz presidente da FPF sobre calendário
- Salgueiro ainda não foi comunicado sobre fases finais do Estadual na Arena de Pernambuco
- Thierry Henry protestou de joelhos contra o racismo na Major League Soccer
Para tanto, o Real terá que reverter a derrota sofrida para o City no jogo de ida das oitavas, pelo placar de 2 a 1. A Juventus também que terá se recuperar, após ser batida pelo Lyon por 1 a 0 na primeira partida. Estes jogos pendentes serão realizados nos dias 8 e 9 de agosto em seus estádios originais.
O confronto restante das quartas de final da Liga dos Campeões vai reunir o vencedor de Napoli x Barcelona contra o vitorioso de Chelsea x Bayern de Munique. No primeiro duelo, Barça e Napoli empataram por 1 a 1. Já o Bayern aplicou 3 a 0 no time inglês, fora de casa, no jogo de ida.
The UEFA Champions League draw is complete! ????
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) July 10, 2020
Who will lift the trophy next month? ????????#UCLdraw pic.twitter.com/h7hYwKWw2K
O sorteio desta sexta também definiu o chaveamento das quartas. Quem levar a melhor no bloco Real x City e Lyon x Juventus vai encarar nas semifinais o vitorioso da série Napoli x Barça e Chelsea x Bayern.
A outra semifinal terá os vencedores dos duelos já definidos das quartas. Desta forma, o PSG pode ter motivos para comemorar. O time de Neymar vai encarar nas quartas a Atalanta, time de pouca expressão no cenário europeu. Se confirmar o favoritismo, a equipe francesa teria pela frente RB Leipzig, estreante nesta fase da Liga dos Campeões, ou o experiente Atlético de Madrid, que não vem empolgando desde o retorno do futebol na Europa.
A pandemia não afetou apenas os jogos das oitavas da competição europeia. Até mesmo o sorteio, desta sexta, foi diferente. Menos solene, contou com entrevistas à distância antes e depois da definição dos confrontos. Dirigentes, boa parte deles ex-jogadores, como os brasileiros Leonardo e Juninho Pernambucano, conversaram com os apresentadores pela internet, com falhas técnicas e de conexão, algo comum nas videoconferências em meio à pandemia.
Na quinta, a Uefa já havia definido que todos os sete jogos da fase final da Liga dos Campeões (quartas, semifinais e final) serão disputados em Lisboa sem torcida por causa do aumento de casos de coronavírus na capital de Portugal. A decisão foi confirmada no dia 23 de agosto, no estádio da Luz.
Antes disso, ainda pelas oitavas de final, os jogos foram mantidos em seus estádios originais. Assim, o Barcelona receberá o Napoli no estádio Camp Nou, em Barcelona; o Bayern de Munique enfrentará o Chelsea no Allianz Arena, em Munique; o Manchester City jogará contra o Real Madrid, no Etihad Stadium, em Manchester; e a Juventus duelará contra o Lyon no Juventus Stadium, em Turim. Mas a Uefa avisou que tem o direito de alterar o local dos jogos caso a situação da pandemia da covid-19 se agravar nestas cidades.
PODCAST
No podcast Liga do Escrete, um programa da Rádio Jornal exclusivo sobre futebol internacional, Alexandre Costa, Lucas Holanda, Marcos Leandro, Pedro Alves e Robert Sarmento debatem tudo sobre o título do Bayern de Munique na Copa da Alemanha, vitórias de Real Madrid e Barcelona, Juventus mais perto do título italiano e disputa acirrada na Premier League pelas vagas na Champions League da próxima temporada.
Além disso, a edição desta semana analisa a eliminação do Brasil diante da Bélgica, que completou dois anos nesta segunda-feira. O programa também traz um novo quadro: pernambucanos em ação na Copa do Mundo. Nesta semana, o nome foi de Ademir Menezes, atacante que disputou o Mundial de 1950 aqui mesmo no Brasil e que fez nove gols, mas a Seleção acabou derrotada para o Uruguai no jogo decisivo do quadrangular final e, por conta disso, perdeu o título mundial. Por fim, mas não menos importante, um duelo: Román Riquelme ou Thomás Müller?
Comentários