CLASSIFICAÇÃO

Veja o que cada clube precisa fazer para se classificar ao mata-mata do Campeonato Pernambucano

Apenas Santa Cruz e Salgueiro estão classificados para a próxima fase do Estadual

Lucas Holanda
Cadastrado por
Lucas Holanda
Publicado em 13/07/2020 às 14:34 | Atualizado em 13/07/2020 às 14:34
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
O Clássico das Multidões, pela Copa do Nordeste, irá acontecer no dia 27 de março - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Após mais de quatro meses de paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, o Campeonato Pernambucano retorna no próximo domingo, dia 19 de julho. E a volta do Estadual será decisiva para a maioria dos clubes, já que o torneio volta na última rodada da primeira fase. Ao fim dos jogos, os confrontos do mata-mata serão definidos e também os quatro clubes que vão disputar o quadrangular do rebaixamento, onde apenas dois permanecem na série A1.

SANTA CRUZ

Já classificado de forma antecipada para a semifinal, o Santa Cruz entra em campo na próxima rodada diante do Sport, na Ilha do Retiro. Mesmo que perca para o rival, o Tricolor não perde a liderança. No entanto, se conseguir um empate ou um triunfo diante do Leão, pode prejudicar o Rubro-Negro e, de quebra, manter a invencibilidade. Isso porque o Sport precisa vencer de todo jeito para se classificar ao mata-mata. Caso não vença, pode ter que disputar o quadrangular do rebaixamento caso Central e Afogados vençam. Em oito jogos do Estadual, a Cobra Coral conquistou sete vitórias e um empate, o que resultou em 22 pontos - seis a mais que o vice-líder Salgueiro.

SALGUEIRO

Na segunda posição com 16 pontos, o Salgueiro também já está classificado de forma antecipada para a semifinal. No entanto, pode prejudicar o Náutico caso vença o Timbu no Cornélio de Barros. Isso porque o Alvirrubro precisa de um empate para garantir vaga no mata-mata sem depender de ninguém. Caso seja derrotado pelo Carcará, o Náutico pode ficar de fora caso Sport, Afogados e Central vençam seus jogos.

RETRÔ

Com 12 pontos e ocupando a 3ª posição, o Retrô está praticamente classificado para as quartas de final do Estadual. Nesta última rodada, o 'caçula' do campeonato recebe o Petrolina. Se perder, só fica fora caso o Náutico empate ou vença; e Sport, Afogados e Central também triunfarem, mas com um detalhe para os dois últimos: ambos precisam tirar seis gols de diferença no saldo. Caso o Retrô vença, garante vaga no mata-mata.

LEIA MAIS

> Presidente do conselho deliberativo do Sport fala do projeto do novo estatuto

> Veja o que pode e o que não pode na volta do futebol em Pernambuco

> Volta de lesionados, contratações e matemática da classificação: a preparação do Náutico para o retorno do Estadual

NÁUTICO

Com 12 pontos e ocupando a 4ª colocação, o Timbu só depende de si para se classificar. Se o Alvirrubro vencer o Salgueiro, no Cornélio de Barros, está classificado sem se preocupar com os outros resultados. Caso o Náutico empate, vai precisar torcer para que Sport, Central ou Afogados não vençam seus jogos, com os dois últimos também precisando tirar um saldo de quatro gols - eles enfrentam Santa Cruz, Decisão e Vitória, respectivamente. Se pelo menos um desses empatar, o Timbu está classificado, mesmo que perca para o Salgueiro. Se os três adversários triunfarem de forma simples e o Carcará derrotar o Alvirrubro, aí o Náutico está eliminado e vai jogar o quadrangular do rebaixamento.

SPORT

Com 11 pontos e ocupando a 5ª posição, o Sport só depende de si para avançar. No entanto, precisa vencer o Santa Cruz para garantir vaga no mata-mata. Caso o Leão empate ou perca para o Tricolor, precisa torcer para que Afogados ou Central não vençam seus jogos. Se eles triunfarem e o Rubro-Negro não derrotar à Cobra Coral, o Sport está eliminado e vai disputar o quadrangular do rebaixamento.

AFOGADOS

Com dez pontos e ocupando a 6ª posição, o Afogados está a frente do Central no critério de gols marcados. Mesmo que vença o Vitória, a Coruja do Sertão pode ficar de fora caso a Patativa derrote o Decisão por um gol a mais de diferença. Se empatar e o Central também, só fica de fora se a Patativa ultrapassar no número de gols marcados, que atualmente é favorável ao Afogados: 12 x 5. Caso a Coruja do Sertão perca para o Vitória, está eliminada com um empate ou triunfo do Central.

CENTRAL

Na sétima posição com dez pontos, o Central precisa vencer e torcer para que um desses resultados aconteça: empate ou derrota de Afogados e Sport; e derrota de Náutico ou Retrô. Um resultado desse aliado à uma vitória da Patativa, garante o clube de Caruaru no mata-mata. Se o Central empatar, torce por uma derrota de Afogados ou Sport. Caso perca, vai ter que torcer para que o Afogados seja derrotado por uma diferença maior, pois aí ficaria na frente no saldo de gols - hoje é -1 para cada.

PETROLINA

Com sete pontos, o Petrolina ainda tem chances matemáticas. No entanto, a situação é bem difícil. Se vencer o Retrô, precisa torcer para que Afogados e Central percam seus jogos e também superá-los no saldo de gols. Atualmente, a Fera Sertaneja tem saldo de -5, enquanto os concorrentes de -1. Se perder ou empatar, já está eliminada automaticamente.

DECISÃO E VITÓRIA

Ambos já estão eliminados e vão disputar o quadrangular do rebaixamento.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias