Bastante aguardado, o Campeonato Brasileiro da Série A começa neste sábado (8) com três jogos, sendo um deles Sport x Ceará, às 21h, na Ilha do Retiro. Também jogam Fortaleza x Athletico-PR às 19h e Coritiba x Internacional às 19h30. Outros quatro jogos serão realizados no domingo (9). Três duelos foram adiados por conta do envolvimento das equipes na decisões dos Estaduais. Vindo de um acesso da Série B, mas com muitos problemas financeiros, o Leão vai ter que se superar da competição. Veja como estão os 19 adversários do Sport na disputa da Série A deste ano.
LEIA MAIS
> Defesa ganha solidez e pode ser trunfo do Sport no Brasileirão
> Veja onde assistir a Sport x Ceará pela Série A do Campeonato Brasileiro
> Sport espera apoio da torcida em ações para estreia na Série A na Ilha
> Sport acerta com novo patrocinador até fim desta temporada
NORDESTINOS
Além do Sport, mais três times da Região Nordeste disputam o Brasileirão. Destaque para a dupla Ceará e Fortaleza, que vão para mais um ano na elite do futebol nacional. Mais estruturados que o Leão da Ilha, o Vozão e o Tricolor do Pici entram na competição querendo algo mais do que a simples permanência na Série A. O Ceará, aliás, acabou de faturar a Copa do Nordeste em cima do Bahia. O Esquadrão de Aço, aliás, com grande investimento na temporada, também espera fazer uma boa campanha para se recuperar da perda do título do Nordestão.
Ceará
Time-base: Fernando Prass; Samuel Xavier, Klaus, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho e Charles; Fernando Sobral, Vinícius e Leandro Carvalho; Cléber. Técnico: Guto Ferreira. Campeão da Copa do Nordeste e finalista do Campeonato Cearense. Está na terceira fase da Copa do Brasil (ganhou do Vitória por 1x0 no jogo de ida).
Ceará conquistou a Copa do Nordeste 2020 - Foto: Felipe Santos/Ceará
Fortaleza
Time-base: Filipe Alves; Tinga (Gabriel Dias), Quintero, Paulão e Carlinhos (Bruno Melo); Felipe e Juninho; David, Romarinho e Osvaldo; Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni. Semifinalista da Copa do Nordeste e finalista do Campeonato Cearense. Eliminado na primeira fase da Copa Sul-Americana pelo Independiente-ARG.
Bahia
Time-base: Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Flávio e Rodriguinho; Élber, Gilberto e Rossi. Técnico: Roger Machado. Vice-campeão da Copa do Nordeste e finalista do Campeonato Baiano. Eliminado da Copa do Brasil na primeira fase pelo River-PI. Classificado para a segunda fase da Copa Sul-Americana.
Sport
Sem tanto dinheiro para investir e pagar as dívidas, o Sport espera que os gringos façam a diferença. Os argentinos Jonatan Gómez e Lucas Mugni, além do uruguaio Leandro Barcia. Além deles, a aposta do técnico Daniel Paulista está no lateral Patric e na recuperação do atacante Hernane Brocador.
Time-base: Maílson; Patric, Maidana, Adryelson e Sander; Willian Farias, João Igor e Jonatan Gómez; Leandro Barcia, Hernane Brocador e Marquinhos. Técnico: Daniel Paulista. Eliminado na primeira fase do Campeonato Pernambucano e na Copa do Brasil (para o Brusque-SC). Eliminado pelo Fortaleza nas quartas de final da Copa do Nordeste.
Jonatan Gomez ainda não rendeu o esperado no Sport. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
GOIANOS
A Região Centro-Oeste será representada pelos goianos Atlético-GO e Goiás. O rubro-negro, que também mudou de escudo, seguindo os passos do Atlhetico-PR, vem de um acesso da Série B. Já o time alviverde vai para o segundo ano seguido na elite do futebol nacional e sonha repetir a boa campanha de 2019, quando acabou em décimo lugar.
Goiás
Time-base: Tadeu; Juan Pintado, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Jefferson; Sandro, Gilberto e Daniel Bessa; Keko, Victor Andrade e Rafael Moura. Técnico: Ney Franco. Terceiro colocado no Campeonato Goiano (até a paralisação). Está na terceira fase da Copa do Brasil (ganhou do Vasco por 1x0 no jogo de ida). Eliminado da Copa Sul-Americana na primeira fase pelo Sol de América (PAR).
Atlético-GO
Time-base: Jean; Dudu, Eder, Gilvan e Nicolas; Edson, Marlon Freitas e Jorginho; Matheuzinho, Ferrareis e Renato Kayzer. Técnico: Vagner Mancini. Primeiro colocado do Campeonato Goiano (até a paralisação). Está na terceira fase da Copa do Brasil (ganhou do São José-RS por 2xo).
REGIÃO SUL
Após muitas temporadas, a Região Sul não terá nenhum representante de Santa Catarina na elite este ano. No entanto, os gaúchos Grêmio e Internacional prometem vir forte na tentativa de brigar pelo título e pelas vagas na Libertadores. O futebol do Paraná volta a contar com a dupla Athletico e Coritba, após o acesso do Coxa Branca ano passado.
Grêmio Time-base: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique e Jean Pyerre; Alisson, Pepê e Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho. Finalista do Campeonato Gaúcho. Segundo colocado do Grupo E da Libertadores.
Grêmio aposta em Diego Souza. Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Internacional
Time-base: Marcelo Lomba; Saravia, Cuesta, Bruno Fuchs e Moisés; Muito, Edenílson, Boschilia, Thiago Galhardo e Marcos Guilherme; Guerrero. Técnico: Eduardo Coudet. Não chegou a decisão do Campeonato Gaúcho. Primeiro colocado do Grupo E da Libertadores.
Athletico-PR
Time-base: Santos; Adriano, Thiago Heleno, Lucas Halter e Abner; Wellington, Leo Cittadini e Marquinhos Gabriel; Nikão, Carlos Eduardo e Guilherme Bissoli. Técnico: Dorival Júnior. Campeão paranaense. Terceiro colocado no Grupo C da Libertadores. Vice-campeão da Recopa do Brasil.
Coritiba
Time-base: Alex Muralha; Patrick Vieira, Rhodolpho, Sabino e William Matheus; Nathan Silva, Gabriel e Matheus Galdezani; Neilton, Igor Jesus e Robson. Técnico: Eduardo Barroca. Vice-campeão paranaense. Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil pelo Manaus.
PAULISTAS
Estado com maior representatividade na Série A do Campeonato Brasileiro, São Paulo terá cinco times na elite em 2020. Além do quarteto Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos, o Bragantino, campeão da Serie B em 2019, promete incomodar muita gente graças ao suporte financeiro da Red Bull.
Palmeiras
Time-base: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gomez e Viña; Patrick de Paula, Ramires e Gabriel Menino; Rony, Willian e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Finalista do Campeonato Paulista. Primeiro colocado do Grupo B da Libertadores.
Corinthians
Time-base: Cássio; Fágner, Gil, Danilo Avelar e Carlos; Gabriel, Cantillo (Ederson) e Luan; Ramiro, Matheus Vital e Jô. Técnico: Tiago Nunes. Finalista do Campeonato Paulista. Eliminado da Libertadores na fase preliminar pelo Guaraní-PAR.
Fagner durante treino do Corinthians. Foto: Daniel Augusto Jr/Corinthians
São Paulo
Time-base: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleta, Bruno Alves e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes; Pablo, Alexandre Pato e Vitor Bueno. Técnico: Fernando Diniz. Eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista. Segundo colocado do Grupo B da Libertadores.
Santos
Time-base: Vladimir; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Carlos Sánchez; Soteldo, Marinho e Kaio Jorge. Técnico: Cuca foi contratado para vaga de Jesualdo Ferreira. Eliminado nas quartas de final no Campeonato Paulista. Primeiro colocado do Grupo G da Libertadores.
Bragantino
Time-base: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Fabricio Bruno e Edimar; Ricardo Ryller e Matheus Jesus; Vitinho (Claudinho), Artur e Morato; Alerrandro. Técnico: Felipe Conceição. Eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista.
CARIOCAS
O tradicional quarteto Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco representa o Rio de Janeiro. Entretanto, a diferença do atual campeão Flamengo para os rivais é enorme. Ainda com um time recheado de craques, a expectativa é para como será o comportamento da equipe após a saída do técnico Jorge Jesus para o Benfica. O substituto escolhido foi o espanhol Domenec Torrent.
Flamengo
Time-base: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo caio, Léo Pereira e Filipe Luis; William Arão e Gérson; Éverton Ribeiro, Bruno Henrique e Arrascaeta; Gabigol. Técnico; Domènec Torrent. Campeão Carioca, da Recopa Sul-Americana e da Recopa do Brasil. Primeiro colocado do Grupo A da Libertadores.
Chegada do novo treinador, Torrent, na manhã da segunda-feira. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Fluminense
Time-base: Muriel; Igor Julião, Nino, Matheus Ferraz e Egídio; Hudson, Dodi, Yago Felipe e Nenê; Marcos Paulo e Evanison. Técnico: Odair Hellmann. Vice-Campeão Carioca. Está na terceira fase da Copa do Brasil (perdeu a ida por 1x0 para o Figueirense). Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil pelo Unión La Calera, do Chile.
Botafogo
Time-base: Gatito Fernández; Barrandeguy, Benevenuto, Kanu e Victor Luis; Caio, Honda e Nazário; Kalou, Luiz Henrique e Pedro Raul. Técnico: Paulo Autuori. Eliminado na fase de grupos do Campeonato Carioca. Está na terceira fase da Copa do Brasil (venceu o Paraná na ida por 1xo).
Vasco Time-base: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Ricardo Graça, Leandro Castan e Henrique; Felipe Bastos, Andrey e Benítez; Vinícius, Cano e Talles Magno. Técnico: Ramon Menezes. Eliminado na fase de grupos do Campeonato Carioca. Classificado para a segunda fase da Copa Sul-Americana. Está na terceira fase da Copa do Brasil (perdeu a ida para o Goiás por 1x0).
MINAS GERAIS
Atlético-MG
Com o rebaixamento do Cruzeiro para a Segunda Divisão, o Atlético-MG é o único representante de Minas Gerais na Série A este ano. A grande atração é o técnico argentino Jorge Sampaoli. Time-base: Rafael; Mariano, Rever, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair e Nathan; Savarino, Keno e Marrony. Técnico: Jorge Sampaolli. Finalista do Campeonato Mineiro. Eliminado na primeira fase da Copa Sul-Americana pelo Union-ARG. Eliminado da Copa do Brasil na segunda fase pelo Afogados.
Comentários