CHAMPIONS LEAGUE

Treinadores alemães assumem protagonismo e decidem Champions League

Decisão entre Bayern de Munique e PSG coloca frente à frente dois técnicos alemães, que nunca foram campeões da competição

Lucas Holanda
Cadastrado por
Lucas Holanda
Publicado em 21/08/2020 às 15:07 | Atualizado em 21/08/2020 às 15:23
BAYERN DE MUNIQUE/DIVULGAÇÃO
O Bayern é comandado por Hans Flick. - FOTO: BAYERN DE MUNIQUE/DIVULGAÇÃO

A final da Champions League entre Bayern de Munique x PSG coloca frente à frente dois técnicos alemães: Hans Flick pelo clube alemão e Thomas Tuchel pelos franceses. Treinadores que, com suas características, deram um alto nível de competitividade aos finalistas e agora vão em busca do título. Curiosamente esta é a primeira decisão de ambos, ou seja, a maior competição de clubes do mundo terá um técnico inédito como campeão - e pode até ter um time caso o PSG vença.

Seja Bayern de Munique ou PSG o campeão, a Champions League terá um 'bicampeonato consecutivo' de técnicos alemães. Isso porque treinador Jürgen Klopp conduziu o Liverpool ao sexto título da competição mais importante de clubes da Europa na temporada passada. Na atual edição, o protagonismo dos comandantes nascidos na Alemanha foi ainda maior, tendo em vista que três dos quatro semifinalistas eram alemães. Julian Nagelsmann, inclusive, se tornou o técnico mais novo a estar na fase semifinal da Champions, com 33 anos e comandando o RB Leipzig, que acabou caindo para o PSG.

HANS FLICK E A TRANSFORMAÇÃO DO BAYERN DE MUNIQUE EM UM ROLO COMPRESSOR

Hans Flick assumiu o Bayern de Munique após a demissão de Niko Kovac, que deixou o clube alemão na 4ª posição e após sofrer um 5 x 1 para o Frankfut. Inicialmente o primeiro passo foi organizar a defesa, que vinha sendo bastante exposta. Depois, Flick foi evoluindo e transformando os alemães em uma máquina de fazer gols. Para se ter ideia da revolução que o comandante fez nos Bávaros, o treinador possui 31 vitórias em 34 jogos, números que renderam uma conquista tranquila da Bundesliga - após uma arrancada - e também da Copa da Alemanha. E agora o técnico vai em busca da Champions League para carimbar ainda mais o trabalho e levar a tríplice coroa.

Com um estilo de jogo bem ofensivo, com ataques constantes e que não deixam o adversário respirar, o Bayern foi engolindo todos os adversários na Champions League. Para se ter ideia, o clube alemão venceu todas as dez partidas que disputou na competição, sem contar as goleadas, como por exemplo o massacre histórico no Barcelona por 8 x 2. Flick, que é ex-jogador do clube, também foi assistente do técnico da Alemanha, Joachin Löw, até 2014, ano do 7 x 1.Além das qualidades técnicas, o que chama atenção em Flick é o poder de liderança que ele tem. Tendo a sinceridade como pilar da relação com os atletas, o comandante tem o elenco na mão, fazendo ajustes quando necessário e de acordo com o adversário.

THOMAS TUCHEl: O EQUILÍBRIO QUE COLOCOU O PSG NA FINAL

Thomas Tuchel foi contratado pelo PSG na temporada passada, mas não obteve sucesso na Champions League. Sem Neymar, que estava machucado, o clube francês foi eliminado pelo Manchester United na França após vencer na Inglaterra, o que muitos caracterizaram como um vexame dos bilionários. No entanto, para esta temporada, a história foi diferente. Com um Neymar atuando de forma diferente e sem lesões, o PSG foi ganhando casca, encontrou o equilíbrio e, enfim, conseguiu chegar na final da competição de clubes mais importante da história pela primeira vez.

Nesta temporada, o PSG já foi campeão da Ligue 1 e das duas copas domésticas, e agora busca o título inédito. O trabalho de Tuchel pode ser definido em uma palavra: equilibro. Conseguiu não apenas deixar o ataque do PSG em alta, mas também deu solidez defensiva, algo que faltou ao clube em outros anos. Além disso, conseguiu equilibrar o vestiário francês, principalmente com a ajuda do brasileiro Leonardo, diretor de futebol do time. E, claro, conseguiu potencializar Neymar em um novo posicionamento, transformando em uma das melhores versões da carreira do brasileiro.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias