Da redação, com agências
O astro argentino Lionel Messi disse, através de seus advogados, ao Barcelona nesta terça-feira (25), por meio de um 'burofax', usado para envio de documentos urgentes, que deseja "rescindir unilateralmente" seu contrato com o time catalão, disse um porta-voz do clube à AFP.
O jogador se apoiaria em uma cláusula em seu contrato pela qual poderia sair livremente do Barcelona no final da temporada, mas esta "expirou no último dia 10 de junho" então "o clube considera o contrato em plena vigência até 30 de junho de 2021", disse esta fonte.
♠?♦?♣? Las opciones de Messi
— MARCA (@marca) August 25, 2020
¿Cuál será su futuro fuera del Barça? ????
Déjanos tu opinión aquí abajo ?? pic.twitter.com/ocioTefHTu
Segundo o jornal argentino Olé e a rádio espanhola Cadena Ser, ambas as partes podem se envolver em uma batalha judicial, já que a pandemia do coronavírus alterou o calendário da temporada, que terminou com dois meses de atraso. "É considerado um primeiro passo para abrir uma negociação visando uma saída, partindo da base de que sua cláusula é de 700 milhões de euros (828 milhões de dólares)", indica o jornal esportivo espanhol Marca.
> Novo técnico do Barcelona torce pela continuidade de Messi
> Presidente do Barcelona descarta saída de Messi
> Após ser massacrado pelo Bayern, Barcelona fará mudanças
As especulações sobre uma possível saída de Messi, capitão e símbolo do Barcelona em que chegou aos 13 anos, se multiplicaram desde a dura derrota dos catalães para o Bayern de Munique por 8x2 nas quartas de final da Liga dos Campeões. O jogador teria manifestado as suas dúvidas durante uma reunião na semana passada com o novo treinador Ronald Koeman, a quem teria assegurado que olhava "mais para fora do que para dentro" do clube, segundo a imprensa esportiva espanhola.
O envio do burofax ocorre apenas um dia depois de Koeman, que foi contratado para renovar o elenco, informar o atacante uruguaio Luis Suárez, amigo próximo de Messi, que não contaria com ele na próxima temporada. O argentino, seis vezes vencedor da Bola de Ouro, recebeu o apoio de seu ex-companheiro de equipe e ex-capitão do Barça, Carles Puyol. "Respeito e admiração, Leo. Todo o meu apoio, amigo", tuitou o ex-zagueiro espanhol.
Além da humilhante eliminação nas quartas de final da Liga dos Campeões, o Barcelona não está em boa fase há longos meses. O camisa 10 não está satisfeito com a forma como time é conduzido e, inclusive, não acredita no projeto do futebol. O problema é que a multa rescisória de Messi é de 700 milhões de euros (ou R$ 4,5 bilhões).
Além de Messi, o zagueiro Piqué se colocou à disposição para sair alegando que o time precisa de reformulação e novos talentos. O Barcelona contratou o treinador Ronald Koeman para o lugar de Quique Setién.
PODCAST
No podcast Liga do Escrete, um programa exclusivo da Rádio Jornal sobre futebol internacional, Alexandre Costa, Lucas Holanda, Marcos Leandro, Pedro Alves e Robert Sarmento debatem tudo sobre o incontestável título do Bayern de Munique na Champions League. Campanha, final, craque do time, destaque para o técnico alemão e muito mais sobre a conquista. Além disso, a edição desta semana também debateu sobre a temporada do brasileiro Neymar, título do Sevilla na Europa League e atualizações do mercado da bola. O Liga do Escrete também trouxe dois duelos. O primeiro é: qual é o melhor Bayern: o de 2012/2013 ou o de 2019/2020. E o outro duelo foi eleger a seleção ideal da temporada 2019/2020.
Comentários