nos estados unidos

Naomi Osaka desiste de abandonar torneio de Cincinnati em protesto contra racismo

Tenista japonesa havia anunciado que abandonaria o torneio em protesto, assim como fizeram os jogadores da NBA. Ela voltou atrás da decisão após torneio paralisar atividades nesta quita

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 27/08/2020 às 17:40 | Atualizado em 27/08/2020 às 17:41
JOSE JORDAN / AFP
Naomi Osaka venceu partida em apenas 1h12 e está nas quartas de final do US Open - FOTO: JOSE JORDAN / AFP

A tenista japonesa Naomi Osaka confirmou sua presença na disputa do Torneio de Cincinnat. O anúncio aconteceu após a atleta comunicar seu abandono e voltar atrás após os organizadores do evento terem adiado as partidas que deveriam ser disputadas nesta quinta. A ação foi um apoio aos protesto contra o racismo e a violência policial contra negros nos Estados Unidos.

"Eu estava (e estou) pronta e preparada para a minha a partida", disse Osaka em uma mensagem. "No entanto, após meu anúncio e consultas com a WTA e a USTA (Federação dos Estados Unidos), concordo com sua proposta de jogar na sexta-feira", completou a tenista.

Osaka, vencedora de dois torneios do Grand Slam, anunciou que não jogaria as semifinais contra a belga Elise Martins em um dia histórico de protestos nos Estados Unidos. Tudo começou quando os jogadores da NBA boicotaram os playoffs da quarta-feira.

Após o anúncio da decisão de retirada da japonesa, os organizadores do torneio de Cincinnati adiaram as partidas das semifinais previstas para esta quinta para sexta-feira como um gesto coletivo de luta contra a desigualdade racial e a brutalidade policial. "Eles se ofereceram para adiar todos os jogos até sexta-feira e na minha cabeça isso chama mais atenção para o movimento. Quero agradecer a WTA e ao torneio por seu apoio", disse Osaka.

Disputas semifinais

A outra semifinal feminina será disputada na sexta-feira pela bielorrussa Victoria Azarenka e pela britânica Johanna Konta.

Na semifinal masculina, o sérvio Novak Djokovic enfrentará o espanhol Roberto Bautista Agut e o grego Stefanos Tsitsipas encara o canadense Milos Raonic.

O torneio de Cincinnati , que pertence ao circuito ATP Masters 1000 e WTA Premier, é realizado excepcionalmente em Nova York, a portas fechadas, como um prelúdio para o US Open (31 de agosto a 13 de setembro).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias