Os números da Covid-19 voltaram a subir na última semana em todo o Brasil, chegando a ultrapassar 175 mil casos novos desde a última segunda feira (9). Se espelhando na realidade do país, o futebol brasileiro voltou a ser assombrado pela doença pandêmica. A Série A do Campeonato Brasileiro contará com a ausência de pelo menos 45 atletas para a próxima rodada, número que pode aumentar na medida que novos testes forem sendo feitos. Além dos atletas, os técnicos Cuca, do Santos, e Rodrigo Santana, do Coritiba, também foram diagnosticados com a doença.
Com alto risco de contágio, a Covid-19 voltou a ser um empecilho para as comissões técnicas, mesmo com todas as medidas de segurança tomadas pelos clubes. Na primeira divisão do Brasileirão, quem mais sofreu nos últimos dias foi o Santos, de São Paulo, que teve 11 atletas diagnosticados com a doença, além do treinador. Rival do clube alvinegro, o Palmeiras também sofre com desfalques para a competição. Com o uruguaio Viña e Gabriel Veron, que testaram positivo para a Covid-19 neste final de semana, o clube paulista chegou a sete casos nos últimos dias.
Logo atrás do Santos na lista de clubes que terão o maior número de desfalques pela doença, o Coritiba foi mais um a ter um surto no elenco. Foram nove atletas contaminados pela Covid-19, além do técnico Rodrigo Santana. Com quatro casos relatados nos últimos dias, o Vasco também perdeu peças do elenco para a próxima rodada. Fortaleza, Ceará, Corinthians, Fluminense e Internacional perderam dois atletas das suas respectivas delegações, enquanto o Atlético-MG, Botafogo, São Paulo e o Sport perderam apenas um.
Indo contra a maré de azar, o Athletico-PR, Atlético Goianiense, Bahia, Bragantino, Flamengo, Goiás e Grêmio não tiveram casos notificados no elenco esse mês.
TRIO DE FERRO
Os três clubes da capital pernambucana não passaram despercebidos pelo vírus da Covid-19. Mencionado anteriormente, o Sport não contará com o zagueiro Rafael Thyere para a próxima partida da Série A, diante do Atlético Goianiense no dia 23 (segunda-feira).
Enquanto isso, na Série B, o Náutico perdeu o zagueiro Camutanga e o atacante Erick, também com a doença, dois dias antes da partida contra o Avaí, no início do mês. Dificilmente a dupla atuará com a equipe, já que os 15 dias de isolamento social, recomendados como medida de segurança, só seriam cumpridos na próxima sexta-feira (20).
Quem mais sofreu com a doença recentemente foi o Santa Cruz. O elenco Coral passou por um surto de Covid-19 e perdeu sete atletas para a partida contra o Remo. Os zagueiros Danny Morais, William Alves, Denilson, o lateral-direito Toty, os meias Paulinho e Chiquinho, e o atacante Pipico estiveram ausentes na vitória por 2x0 diante do clube paraense.
Dessa lista, apenas Chiquinho tem sua ausência confirmada para a próxima rodada, já que foi o caso mais recente da doença. Os demais atletas, que já cumpriam o período de isolamento social desde antes da partida contra o Vila Nova-GO, na semana passada, podem voltar a ser opção para o técnico Marcelo Martelotte, para a partida contra o Manaus, no próximo sábado (21).
Comentários