ESTADUAL

Veja escala de arbitragem para semifinais do Campeonato Pernambucano

A partida entre Sport x Salgueiro terá arbitragem de fora

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 06/05/2021 às 20:10 | Atualizado em 06/05/2021 às 22:10
Notícia
X

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou, na noite desta quinta-feira (6), a escala de arbitragem para os jogos das semifinais do Campeonato Pernambucano. O jogo entre Sport x Salgueiro terá arbitragem Fifa, conforme solicitado pelo rubro-negro, enquanto o Clássico das Emoções entre Náutico x Santa Cruz terá arbitragem local. A utilização do VAR no clássico, porém, segue aguardando um retorno da CBF.

 

Os dois jogos decisivos acontecem no próximo domingo (8), entre Náutico x Santa Cruz, na Arena de Pernambuco com arbitragem de Tiago Nascimento e dos assistentes Clóvis Amaral e Bruno Vieira. Na segunda-feira (9), Sport x Salgueiro se enfrentam na Ilha do Retiro, com arbitragem do quadro Fifa, com Anderson Daronco e os assistentes Kleber Gil e Eduardo Cruz.

Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol, afirmou que a entidade está trabalhando para garantir o VAR no Clássico das Emoções. O Sport solicitou arbitragem de fora para o seu jogo e arcará com os custos. A dúvida entre os torcedores é: por que uma partida pode ter o VAR e a outra não? por que se tiver arbitragem de fora, não pode ter o árbitro de vídeo?

"O primeiro ponto é: quem vai pagar? Segundo: é preciso ter disponibilidade. A arbitragem de fora que a gente chama é arbitragem Fifa. Na verdade ela é de fora porque só tem um Fifa aqui, que é Deborah (Cecília). A gente chama arbitragem de fora porque só tem em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O problema é que se tem os árbitros que são vinculados a essas federações e só podemos contar com esses árbitros Fifa se elas não foram usar. A preferência é delas porque os árbitros são vinculados aso quadros delas", explicou Evandro Carvalho, presidente da FPF.

Para ter os árbitros de fora, Pernambuco precisaria contar com quatro árbitros do quadro Fifa e se, no mesmo jogo, também houvesse o VAR, seriam mais quatro árbitros também Fifa. Ou seja, só o Campeonato Pernambucano necessitaria de oito árbitros do quatro Fifa. "Não tem mão de obra suficiente que você possa contar. Pernambuco só contribui com um Fifa dentro do cenário nacional e tirar sozinho oito Fifa dos outros Estados para trazer para um jogo em Pernambuco não tem como", acrescentou.

Por essa justificativa, é necessário optar entre VAR e arbitragem Fifa. Ainda de acordo com Evandro Carvalho, apenas o Sport solicitou arbitragem de fora, enquanto Santa Cruz, Náutico e Salgueiro garantiram que não vão requerer. Dessa fora, a FPF requereu VAR para o clássico e arbitragem Fifa para Sport x Salgueiro.

"A gente não tem certeza que tem, mas a gente requer, vai atrás, viabiliza. A gente faz o máximo para atender o clube, mas não tem como fazer milagre", disse.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor