CANARINHO

Brasil foi campeão em cinco das últimas 10 edições de Copa América; relembre

Seleção brasileira chega como uma das favoritas pelo histórico recente e também pelo desempenho nas Eliminatórias para a Copa de 202

Imagem do autor
Cadastrado por

LOURENÇO GADÊLHA

Publicado em 10/06/2021 às 7:02
Notícia
X

Está chegando a hora da bola rolar na Copa América 2021. O Brasil entra em campo no próximo domingo (13), diante da Venezuela, às 18h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Apesar de não ser o maior vencedor da competição - posto pertencente ao Uruguai, com 15 conquistas - a Canarinho chega mais uma vez como uma das favoritas para levantar o troféu, especialmente pelo histórico recente, quando foi campeão em cinco das últimas 10 edições do torneio de seleções mais antigo do mundo, com mais de 100 anos de história. A competição terá a transmissão do SBT/TV Jornal e da Rádio Jornal.

Nessa quarta-feira, inclusive, o técnico Tite anunciou a convocação para a competição, repetindo a mesma base que atuou nos dois últimos jogos das Eliminatórias contra Equador e Paraguai, com apenas Rodrigo Caio dando lugar a Thiago Silva, que está em fase final de recuperação de uma lesão. E não é atoa que a Canarinho chega como favorito, uma vez que o desempenho nas classificatórias para a Copa de 2022 no Catar tem sido impecável. Foram seis vitórias em seis jogos, somando todos os 18 pontos em disputa. O desempenho com 100% de aproveitamento igualou a 1969, com o técnico João Saldanha, quando o Brasil também venceu os seis jogos iniciais.

Se o desempenho dentro de campo aponta para um favoritismo, outro fator que o Brasil pode se apegar é o histórico recente. A última conquista na Copa América ainda está bem viva na memória dos torcedores brasileiros. Isso porque a edição realizada em 2019, um ano após a Copa do Mundo, foi vencida pela Seleção Brasileira de forma invicta e também em solo local, quebrando um jejum de 12 anos sem o título da maior competição de seleções na América do Sul. Agora, Tite e seus comandados, que estiveram em rota de colisão com a cúpula da CBF, jogam mais uma vez no próprio país em busca do 10º troféu do torneio.

O Brasil também foi campeão em 2007, na Venezuela, sob o comando do técnico Dunga, que conduzia uma reformulação na seleção após o fracasso na Copa do Mundo de 2006, quando o país foi eliminado para a França. Depois de um susto na estreia, perdendo por 2x0 para o México, o Brasil foi se ajustando e venceu os dois jogos seguintes contra Chile e Equador. Nas quartas, mais um encontro contra os chilenos e goleada por 6x1. Nas semi, o Uruguai. Depois de um jogo duro, vitória nos pênaltis. Na final, apesar de toda rivalidade com a Argentina, os brasileiros também não tomaram conhecimento e venceram por 3x0, com gols de Júlio Baptista, Daniel Alves e Ayala contra, conquistado o primeiro título da Era Dunga.

Em 2004, talvez uma das finais mais emblemáticas, e marcante na cabeça dos torcedores, especialmente pela final contra a Argentina. Com uma seleção considerada "reserva", já que os principais jogadores como Ronaldo, Ronaldinho, Kaká, Dida e outros haviam sido poupados, o Brasil conseguiu ser campeão nos pênaltis após um gol salvador de Adriano Imperador aos 48 minutos do segundo tempo, com uma bomba no gol de Abbondanzieri. Com o tento, o placar ficou em 2x2 e foi para os pênaltis. Com o brilho de Júlio Cesar, a Canarinho venceu por 4 a 2 e ficou com o título da Copa América 2004.

Antes, neste recorte das últimas 10 edições, o Brasil foi campeão de forma consecutiva em 1997 e 1999, derrotando Bolívia por 3 a 1 (gols de Ronaldo, Zé Roberto e Denílson) e Uruguai por 3 a 0 (com dois gols de Rivaldo e um de Ronaldo), respectivamente. Na sequência, na edição de 2001, sediada na Colômbia, a campeã foi justamente a anfitriã, que levantou o troféu pela primeira e única vez ao bater o México na final por 1x0, com gol de Córdoba.

Em 2011, o Uruguai sagrou-se campeão, quebrando um jejum de 16 anos sem título ao bater o Paraguai na final por 3x0, com gols de Suárez e Forlán duas vezes. Foi a última vez que a Celeste venceu a Copa América, já que nas duas edições em sequência, o campeão foi o Chile, que foi bicampeão, vencendo em 2015 e na edição centenário de 2016. Os títulos, inclusive, são os únicos da história dos chilenos.

LISTA DOS ÚLTIMOS 10 VENCEDORES DA COPA AMÉRICA:

2019 - Brasil
2016 - Chile
2015 - Chile
2011 - Uruguai
2007 - Brasil
2004 - Brasil
2001 - Colômbia
1999 - Brasil
1997 - Brasil
1995 - Uruguai

RANKING DE MAIORES VENCEDORES DA COPA AMÉRICA:

Uruguai - 15 títulos;
Argentina - 14 títulos;
Brasil - 9 títulos;
Paraguai - 2 títulos;
Chile - 2 títulos;
Peru - 2 títulos;
Colômbia - 1 título;
Bolívia - 1 título.

 

 

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor