HIPISMO

Doping: Cavaleiro é suspenso das Olimpíadas de Tóquio após testar positivo para cocaína

Em comunicados, atleta afirmou que espera ser "perdoado" por seus erros

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 21/07/2021 às 8:11 | Atualizado em 21/07/2021 às 8:15
Notícia
X

O cavaleiro australiano Jamie Kermond foi flagrado no exame antidoping e está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio, após testar positivo para um metabólito de cocaína, informou nesta quarta-feira a Equestrian Australia, federação de hipismo do país. Segundo a entidade, a suspensão é preventiva, pois o atleta ainda terá direito a uma contraprova.

A amostra positiva foi coletada em um teste realizado pela Sport Integrity Australia em 26 de junho de 2021. Além de ser classificada como "recreativa", a substância pode oferecer ganho esportivo aos atletas por aumentar a energia, dar mais disposição e impactar na performance.

"A cocaína é proibida em competição pela Agência Mundial Antidopagem (WADA, na sigla em inglês) e pela Política Nacional Antidopagem Australiana de 2021. O Sr. Kermond está proibido de participar de qualquer evento compatível com a WADA, incluindo os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, enquanto a suspensão provisória estiver em vigor", informou a federação.

Atleta espera perdão

Em comunicado, Kermond admitiu o uso da cocaína e alegou que o consumo foi feito de forma recreativa durante um evento social e "não deu ganho esportivo". Ele também afirmou que espera ser "perdoado" por seus erros. "Eu estou muito chateado e arrependido de que isso aconteceu e assumo a responsabilidade do ocorrido. Eu sinto muito por ter decepcionado muitas pessoas, inclusive minha família e meus colegas de time", disse Kermond.

Aos 36 anos, Jamie Kermond disputaria os primeiros Jogos Olímpicos da sua carreira, fazendo parte do time de saltos do hipismo. Ele viajaria na última terça-feira quando soube do resultado do exame. Atualmente, o australiano ocupa a 103ª posição no ranking mundial.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor