LEGADO

Hoje uma inspiração, medalhista Rebeca Andrade já foi uma promessa na ginástica; veja vídeo

Vídeo de Rebeca Andrade em treino com Daiane dos Santos viralizou nas redes sociais

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa, Túlio Feitosa

Publicado em 29/07/2021 às 15:11 | Atualizado em 01/08/2021 às 16:37
Notícia
X

Com Estadão Conteúdo

Prata no individual geral de ginástica artística nos Jogos de Tóquio 2020, a brasileira Rebeca Andrade fez história ao se tornar a primeira mulher brasileira a ser medalhista olímpica na modalidade. Hoje servindo de inspiração para as novas ginastas, ela já esteve no lugar de sentar e olhar as mais velhas para aprender tudo o que sabe atualmente.

Em reportagem do PMG de 2009, resgatado e viralizado no Twitter, foi mostrado que Rebeca esteve na presença da ex-ginasta Daiane dos Santos, um dos maiores nomes brasileiros da modalidade, durante dois dias. Na época treinando em Guarulhos/SP e com apenas 10 anos de idade, a atual medalhista olímpica falou ter aprendido com Daiane e, também, a ginasta Lais Souza, então atletas do EC Pinheiros.

"Às vezes a gente não estava conseguindo fazer alguma coisa e elas estavam me ensinando", disse a pequena Rebeca, que mal sabia o que a aguardava no futuro. A ginasta acabou levando, consigo, o legado de Daiane dos Santos para os Jogos de Tóquio

Veja a apresentação que deu a medalha de prata para Rebeca Andrade.

O COMEÇO

Rebeca começou na ginástica artística em Guarulhos, São Paulo. Sua tia estava trabalhando no Ginásio Bonifácio Cardoso e descobriu que haveria um teste. A mãe da garota permitiu que ela fizesse o teste e foi aprovada logo quando tinha 4 anos. Por ser forte e veloz, logo mostrou que tinha aptidão para aquilo.

Ela treinou por cinco anos lá, entre 2005 e 2010. Mas passou por muitas dificuldades. De família humilde, muitas vezes não tinha como ir até o local para treinar. A mãe trabalhava como empregada doméstica para cuidar dos filhos. Mas desde o início ela recebeu bastante ajuda, tanto dos treinadores quanto dos familiares.

CHANCE DE MEDALHA

A ginasta Rebeca Andrade, primeira medalhista da história do Brasil na modalidade, tem mais duas finais para disputar nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Além do individual feminino, a atleta está na decisão do salto e do solo.

Os medalhistas da prova do salto serão conhecidos no próximo domingo (1º), às 5h (de Brasília), enquanto a decisão do solo será na segunda (2), às 5h (de Brasília). A brasileira é uma das favoritas nas duas categorias.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor