OLIMPÍADA

Verdadeiro Dream Team? Saiba quem é a equipe que ostenta 52 jogos de invencibilidade em Olimpíada

Última derrota das americanas em um jogo de Olimpíada foi na semifinal de Barcelona-1992, quando perderam para a Equipe Unificada de Estados Independentes, que reunia antigas repúblicas da então recém-desmembrada União Soviética

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcos Leandro

Publicado em 04/08/2021 às 12:53
Notícia
X

Da Redação, com Estadão Conteúdo

No basquete, a seleção masculina dos Estados Unidos é chamada de Dream Team (Time dos Sonhos) por conta da equipe de 1992, que deu show em Barcelona com lendas como Michael Jordam Larry Bird, Magic Jonhson, entre outras feras. Só que, mesmo mantendo a fama, as equipes que sucederam o time de 1992 passaram por alguns pesadelos, com derrotas em Olimpíadas e em Mundiais. Em Tóquio, os EUA perderam para a França na 1ª fase, mas estão nas semifinais.

Por outro lado, a seleção feminina dos Estados Unidos chegou à impressionante marca de 52 jogos de invencibilidade em Jogos Olímpicos ao avançarem às semifinais da Olimpíada de Tóquio. A equipe atropelou a Austrália, um de seus rivais históricos na modalidade, e segue com tranquilidade a sua jornada rumo ao sétimo ouro olímpico consecutivo. As americanas venceram o duelo desta quarta-feira (4) por 79 a 55.

Olimpíadas de Tóquio: veja como está o quadro de medalhas nesta quarta-feira (4)

Veja lista atualizada dos brasileiros que ganharam medalha nas Olimpíadas de Tóquio 2020

Horários Olimpíadas 2020: veja as partidas e disputas desta quarta (4/8)

Vice em Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008, a seleção australiana, que costumava protagonizar jogos duros contra as americanas, sofreram um "apagão" no primeiro quarto e foram presas fáceis para as hexacampeãs olímpicas durante toda a partida. Esperava-se que fosse uma partida mais equilibrada, mas os Estados Unidos sobraram.

Na Super Arena de Saitama, a Austrália largou bem, com 6 a 2, mas simplesmente não se encontrou mais e foi completamente dominada pelos Estados Unidos, que chegaram a abrir 21 a 6. A larga vantagem condicionou o quarto e todo a continuação da partida. A seleção da Oceania não se recuperou, cometeu muitos erros, alguns até bobos para o grau de dificuldade do duelo, e no terceiro quarto já jogava em clima de despedida, já que as americanas faziam uma exibição quase perfeita, sem dar brechas.

Breanna Stewart, com 23 pontos, foi a cestinha do jogo e comandou o massacre do time americano, que não perde um jogo de Olimpíada desde a semifinal de Barcelona-1992, quando caiu para a Equipe Unificada de Estados Independentes, que reunia antigas repúblicas da então recém-desmembrada União Soviética.

SEMIFINAIS

A vitória por 24 pontos de diferença coloca os Estados Unidos entre os quatro semifinalistas em Tóquio e reforça o seu favoritismo para levar a inédita sétima medalha de ouro consecutiva em esportes coletivos para mulheres.

Nas semifinais, as americanas encaram a Sérvia, que, mais cedo, eliminou a China por 77 x 70. O duelo será na próxima sexta-feira, à 1h40 (de Brasília), em Saitama. Ainda falta definir os outros dois semifinalistas, o que ocorrerá ainda nesta quarta. Serão os vencedores de Japão x Bélgica e Espanha x França.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor