OLIMPÍADA

Kipchoge confirma favoritismo na maratona e se torna bicampeão olímpico

Eliud Kipchoge, do Quênia, terminou a prova em 2h08min38s e se tornou bicampeão olímpico

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcos Leandro

Publicado em 07/08/2021 às 22:52
Notícia
X

ESTADÃO CONTEÚDO

Até foi possível acreditar que a maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio terminaria com a surpresa de ter um brasileiro no pódio, já que Daniel do Nascimento chegou a brigar pelas primeiras posições, mas ele passou mal e viu a prova terminar de maneira previsível, ao menos na primeira colocação. Ouro no Rio-2016, o franco favorito Eliud Kipchoge, do Quênia, terminou a prova em 2h08min38s e se tornou bicampeão olímpico.

Logo atrás, vieram o holandês Abdi Nageeye e o belga Bashir Abdi, que ultrapassaram o queniano Lawrence Cherono na reta final para fechar o pódio, com os tempos de 2h09min58s e 2h10min, respectivamente. Único brasileiro que completou a prova, Paulo Roberto de Paula fechou a prova em 69º, com 2h26min10s.

Veja lista atualizada dos brasileiros que ganharam medalha nas Olimpíadas de Tóquio 2020

"Nordeste tem água? Não, só ouro", brinca Italo Ferreira com sucesso de atletas da região em Tóquio

Outro representante do País, Daniel Chaves abandonou a disputa antes de Daniel do Nascimento. Além deles, 28 maratonistas desistiram, já que a taxa de umidade estava alta, ainda que Sapporo tenha sido escolhido para sediar o evento justamente porque costumar ser mais fresca que Tóquio nesta época do ano.

Com a vitória, Kipchoge, de 36 anos, se consolida ainda mais como uma lenda do esporte. O maratonista foi o único da história a correr uma prova em menos de duas horas, quando completou uma maratona não oficial, em Viena, na Áustria, em 1h59min40s. Em provas oficiais, ele é o recordista com 2h01min39s, tempo que não conseguiu diminuir no Japão.

A PROVA

Os primeiros 5km terminaram com o alemão Amanal Petros e o colombiano Jeison Alexandar Suarez como donos do melhor tempo, quando muitos atletas ainda estava embolados no primeiro bloco. O favorito Kipchoge, contudo, não demorou para assumir a ponta, com parcial de 30min53s, aos 10km de prova, ainda com bastante gente na cola, inclusivo o brasileiro Daniel do Nascimento, que criou boas expectativa com o excelente início de prova.

Daniel vinha tão bem que chegou até a ficar em primeiro lugar, com 15km percorridos, pouco antes de seu xará, Daniel Chaves, desistir da prova. Algum tempo depois, após os 25km, foi a vez de Nascimento desistir. Diante do forte calor que fazia em Sapporo, ele começou a passar mal e foi ao chão. Mesmo assim, voltou para a prova, mas conseguiu correr apenas por alguns momentos de parar de vez.

Com a saída dos dois xarás, o único brasileiro que restou na prova foi Paulo Roberto. Enquanto isso, Kipchoge começava a disparar lá na frente, se consolidando cada vez mais na liderança, sem ser ameaçado pelos adversários. Quando ele bateu os 35km de prova, vinha seguido pelo também queniano Lawrence Cherono e o espanhol Ayad Lamdassem.

A partir deste momento, já havia ficado claro que a vitória de Kipchoge era certa, mas a briga pelo segundo e terceiro lugares do pódio reservou boas surpresas para a reta final. Lawrence Cherono estava prestes a fazer uma dobradinha queniana com o campeão, quando foi ultrapassado por Nageeye e Abdi, que fechara o pódio da maratona na Olimpíada do Japão.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor