Seleção masculina vence China e conquista ouro inédito no goalball nos Jogos Paralímpicos
Na coleção de medalhas do Brasil, só faltava o ouro paralímpico. O país foi prata em Londres 2012 e bronze na Rio 2016
AGÊNCIA BRASIL
A seleção brasileira masculina de goalball conquistou, nesta sexta-feira (3), medalha de ouro inédita na Paralimpíada de Tóquio. Os brasileiros, bicampeões mundiais (2014 e 2018), golearam a China por 7x2 no Centro de Convenções Makuhari Messe, na cidade de Chiba. Na coleção de medalhas do Brasil, só faltava o ouro paralímpico. O país foi prata em Londres 2012 e bronze na Rio 2016.
- Elizabeth Gomes é ouro e bate recorde mundial no lançamento de disco nos Jogos Paralímpicos
- Pernambucana Maria Carolina Santiago ganha mais um ouro e encerra Jogos Paralímpicos com cinco medalhas
- Seleção brasileira bate Lituânia e fará final com a China no goalball dos Jogos Paralímpicos
- Futebol de 5: Brasil vence Marrocos e fará final contra Argentina nos Jogos Paralímpicos
No primeiro tempo, o Brasil conseguiu abrir dois gols de vantagem, o que foi importante para controlar a partida. Além disso, mostrou solidez na defesa. As bolas na rede aconteceram na segunda metade da primeira etapa, com Romário e Parazinho.
Na segunda etapa, os brasileiros conseguiram fazer o que queriam no início, o terceiro gol do confronto, com Leomon Moreno. Em seguida, a China diminuiu o marcador para 3x1, em cobrança de penalidade. Daí para frente os gols continuaram acontecendo, com os chineses marcando mais um e os brasileiros aumentando o marcador em finalizações de Leomon, duas vezes, e de Parazinho, que também fez mais dois. Final de jogo: Brasil 7, China 2.
Campanha
Na fase de grupos, a seleção brasileira obteve três vitórias e uma derrota. Além da goleada sobre a Lituânia na estreia (11x2), os brasileiros venceram a Argélia por 10x4 e o anfitrião Japão por 8x3. Já o revés aconteceu no duelo com os Estados Unidos, medalhista de prata na Rio 2016, por 8x6.
Nas quartas de final, os atuais bicampeões mundiais derrotaram a Turquia por 9x4, demonstrando força na competição. Já na semifinal os brasileiros encararam a Lituânia mais uma vez, e levaram a melhor: 9x5.