coronavírus

Prefeitura do Rio libera público no Maracanã em 3 jogos do Flamengo em setembro

Os torcedores que quiserem assistir às partidas no estádio terão de seguir uma série de medidas sanitárias

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 08/09/2021 às 19:20 | Atualizado em 08/09/2021 às 19:22
Notícia
X
A prefeitura do Rio aceitou a solicitação do Flamengo e liberou a presença de público em três jogos da equipe a partir do duelo com o Grêmio, em 15 de setembro, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Essa partida e outras duas vão servir como eventos-teste na capital fluminense, e vão permitir a ocupação de 35% a 50% da capacidade do Maracanã.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio apresentou na segunda o parecer técnico favorável à proposta do Flamengo. A decisão consta em nota técnica assinada pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. A pasta afirmou que a liberação está condicionada "ao cumprimento rigoroso do protocolo sanitário apresentado".
Além do duelo pela Copa do Brasil, os outros jogos em que será permitida a entrada dos torcedores são Flamengo x Grêmio, este pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 19 de setembro, e Flamengo x Barcelona de Guayaquil, pela semifinal da Copa Libertadores, em 22 de setembro. O público permitido em cada uma das partidas será de 35%, 40% e 50% da capacidade do Maracanã, respectivamente.
Os torcedores que quiserem assistir às partidas no estádio terão de seguir uma série de medidas sanitárias. O protocolo prevê distanciamento de um metro nos assentos, exigência do uso de máscara facial, apresentação de comprovante de vacinação e teste antígeno ou RT-PCR de covid-19 negativo, realizado nas 48 horas anteriores a cada jogo.
Para comprar o ingresso e acessar o estádio, o público precisará se cadastrar num sistema online e fazer upload do comprovante de vacinação. A compra do bilhete só poderá ser concluída com o resultado negativo do exame de covid-19. Apenas laboratórios credenciados pelo Flamengo poderão fazer a coleta, e o resultado será enviado para o torcedor e para os organizadores.
Os torcedores poderão entrar no estádio com recipientes de álcool em gel 70%, (até 100 ml) e vão receber pulseiras coloridas, de acordo com os quatro setores do Maracanã em que vão se acomodar para assistir ao jogo.
Depois de cada partida, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que fará o acompanhamento dos torcedores por 15 dias, a partir dos dados informados pelo laboratório, na tentativa de conter a disseminação do vírus, caso haja registro de infectados.
O Flamengo ficará responsável pelo planejamento e monitoramento operacional nas proximidades e entrada do estádio no dia dos jogos, bem como a comunicação aos torcedores quanto à necessidade de cumprimento dos protocolos sanitários.
A liberação de torcida ocorre depois de o Flamengo enviar à prefeitura, por duas vezes, documento em que apresentava um plano para a realização dos eventos-teste.
A prefeitura já havia permitido a presença de convidados no Maracanã neste ano na final da Copa Libertadores da temporada passada, em janeiro, e na decisão da Copa América, em julho. Nos dois casos houve aglomeração fora e dentro do estádio e descumprimento dos protocolos sanitários, o que levou a prefeitura a multar a CBF e a Conmebol. O Flamengo também já disputou jogos com torcida no estádio, mas em Brasília, no Mané Garrincha.
O Rio de Janeiro é o epicentro da variante Delta no Brasil e mais de 90% dos casos recentes da doença na cidade foram da variante detectada originalmente na Índia.
 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor