REGATA

Refeno 2021 marca retorno de grandes eventos esportivos em Fernando de Noronha; saiba mais

32ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha serve também de evento-teste para restante de 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 21/09/2021 às 20:20 | Atualizado em 22/09/2021 às 9:29
Notícia
X

Cancelada em 2020 por causa da pandemia da covid-19, a maior regata oceânica do Brasil voltará a ser realizada. Com protocolo definido contra a Covid-19, a 32ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno) é considerada como o grande evento-teste para o restante do ano de 2021. De volta ao calendário, a Refeno terá partida no sábado (25), no Marco Zero, na Área Central do Recife, das 11h às 15h.

>> Refeno conta com 85 embarcações a um mês da 32ª edição

A abertura da regata terá transmissão inédita no canal da Refeno no YouTube e durante esta semana, uma programação está sendo transmitida no canal. As transmissões começaram na última segunda-feira (20), com palestra online sobre meteorologia e apresentação do Jazz in concert, no Parque Central do Cabanga Iate Clube, Recife.

>> Refeno 2020 é cancelada; Cabanga diz que protocolo da covid-19 é inviável

De acordo com a comissão organizadora, a expectativa é que cerca de 700 velejadores (número máximo permitido) participem da maior travessia oceânica da América do Sul. Até esta terça-feira (21) estão confirmadas 87 embarcações, de 18 estados e uma do exterior, da Espanha. Até então, 60 barcos já aportaram no Cabanga Iate Clube do Recife, na Zona Sul do Recife.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março do ano passado, a Refeno será o primeiro grande evento no Arquipélago de Fernando de Noronha. Todo o protocolo foi definido entre organizadores da Refeno e Governo do Estado de Pernambuco.

Antes da largada, os competidores terão que apresentar uma das seguintes opções de exames: Sorológico quantitativo de IgG (reagente) com menos de 90 dias; Dosagem dos anticorpos neutralizantes (reagente) com menos 90 dias; RT-PCR por swab nasal (coletor usado no teste) positivo há mais de 20 dias e menos de 90 dias; RT-PCR por swab nasal negativo 48 horas antes do embarque no veleiro. Nenhum inscrito poderá embarcar sem apresentar um dos exames, exigindo o cumprimento do protocolo de segurança sanitária. Os mesmos protocolos são necessários para os acompanhantes que chegarão à ilha de avião e para o público em geral. O resultado precisa ser enviado pela internet.

O encerramento de todo o evento, depois de 14 dias de atividades no Recife e em Fernando de Noronha, está marcado para o dia 3 de outubro (domingo), com uma feijoada de confraternização no Iate Clube da Paraíba, em Cabedelo, na Paraíba, das 11h às 17h. Entre as diversas atividades estão palestras, apresentações de bandas, coletivas de imprensa, inspeções Marinha do Brasil, reunião de Comandantes, Hasteamento das Bandeiras, palco flutuante, confraternização, ações saúde, ações sociais, atendimento jurídico, festa de premiação e feijoada.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor