SPORT

SPORT: Conheça quem são as grandes promessas do Leão e as expectativas para 2023

Destaques da base do Sport deram entrevista exclusiva ao Jornal do Commercio

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Neukranz

Publicado em 02/10/2022 às 8:00
Notícia
X

O Sport tem aproveitado mais a sua base nos últimos anos, com promessas do clube ganhando chances entre os profissionais e dando resultados dentro de campo e gerando receitas através de vendas.

Recentemente, se destacam Mikael, Gustavo, Luciano Juba, Adryelson, Ewerthon Mailson. Anteriormente, Joelinton, Everton Felipe, Ronaldo Henrique e Renê também foram promovidos a profissionais no Sport.

Com a crise financeira vivida pelo Leão da Ilha do Retiro, a tendência é que os garotos formados na base do clube sigam tendo oportunidades.

Os atacantes Riquelmy e Paulinho, e o meia Juan Xavier, da base do Sport, conversaram com o Jornal do Commercio após a conquista do Campeonato Pernambucano Sub-20 e abriram o jogo sobre diversos temas envolvendo o futuro, o Leão e mais.

Você confere na matéria: 

  • Quem são Riquelmy, Paulinho e Juan Xavier
  • Expectativa para 2023
  • Vitrine no Sport
  • Ídolos no futebol
  • Ídolos no Sport
  • Estilo de jogo

CONHEÇA O TRIO

Juan Xavier

Juan Xavier tem 20 anos e atua pelo time Sub-20 e Sub-23 do Sport. O meia armador se destaca pelas suas assistências, como as duas que deu na virada diante do Náutico por 2x1 na final do Campeonato Pernambucano Sub-20.

RENATO RAMOS/JC IMAGEM
Juan Xavier, meia de 20 anos e campeão do Pernambucano Sub-20 pelo Sport - RENATO RAMOS/JC IMAGEM

Paulinho

Paulinho é o nome mais conhecido pela torcida. Destaque do Sport na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2022, o ponta-esquerda também fez bons jogos pelo Sub-20 e Sub-23, além de oito partidas pelo profissional. Aos 20 anos, atuou na Série B, Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano pelo time principal.

RENATO RAMOS/JC IMAGEM
Paulinho, atacante de 20 anos e campeão do Pernambucano Sub-20 pelo Sport - RENATO RAMOS/JC IMAGEM

Riquelmy

Centroavante de 17 anos, Riquelmy foi artilheiro do Sport na campanha de semifinalista na Copa do Brasil Sub-17. Pelo bom desempenho em sua categoria, foi promovido ao Sub-20 rubro-negro, onde foi vice artilheiro e campeão do Campeonato Pernambucano.

RENATO RAMOS/JC IMAGEM
Riquelmy, atacante de 17 anos e campeão do Pernambucano Sub-20 pelo Sport - RENATO RAMOS/JC IMAGEM

DE OLHO EM 2023

Juan Xavier

"A gente escutou falar por cima que talvez possamos entrar no Campeonato Pernambucano [em 2023], estrear quem não estreou e ser relacionado, ter essa experiência e vivenciar mais do que é ser jogador profissional".

"A expectativa é gigante, mal posso esperar para entrar em campo com o manto profissionalmente. Estou pronto e preparado para o desafio, esperando a oportunidade".

Paulinho

"Venho trabalhando muito para que o ano de 2023 seja glorioso na minha vida, dos meus companheiros e para o clube. Tenho que desempenhar um bom trabalho para que a gente possa trazer o Campeonato Pernambucano e o que vir pela frente. A gente tá motivado para ganhar. Isso é o que eu levo para a minha vida, e como o professor falou, sem pular nenhuma etapa".

Riquelmy

"Meu maior sonho é estrear pelo profissional. Espero que essa oportunidade chegue e estou preparado. Como todos aqui, apenas esperando a oportunidade para dar alegria para a torcida do Sport".

SPORT COMO VITRINE

O Sport tem sido uma boa vitrine para seus jogadores da base. Neste ano, o clube vendeu jogadores como Mikael, Gustavo e Mailson para o exterior.

Juan Xavier

"Todo mundo tem um sonho de jogar lá fora, numa Premier League, numa liga espanhola, então eu penso em primeiramente fazer um trabalho bem feito aqui no Sport, poder estrar profissionalmente e depois seja o que Deus quiser. Voltar para a Inglaterra ou para a Europa vai ser muito bom".

"É inspirador ver que Mikael e Gustavo saíram daqui, os dois atletas da base. E a qualquer momento pode acontecer com Riquelmy, Paulinho, ou outros da base que tem muito potencial também".

Paulinho

"Fico com a expectativa lá em cima por saber que fora do Brasil estão sempre de olho aqui em Pernambuco, como Mikael e Gustavo saíram. Gustavo que é da minha idade e já está fora do país desempenhando um bom trabalho".

Riquelmy

"Espero que um dia seja eu, Paulinho, Juan e vários de nossos companheiros. Que possamos, assim como Mikael, ir para fora [do país]".

SPORT 2X1 NÁUTICO - SÉRIE B DO BRASILEIRÃO - 28/09/2022

ÍDOLO NO FUTEBOL

Todo garoto que inicia no futebol tem um ídolo que lhe inspira. Com as joias do Sport não poderia ser diferente.

Juan Xavier

"Para mim, por ser canhoto, acho que o Messi é quem sempre me espelhei. Já assistia desde pequeno, na época de Barcelona ele fez parte daquele timaço e é o cara que eu me espelho mais. Pelo PSG ele segue fazendo jogadas diferenciadas em que eu me inspiro bastante".

Paulinho

"Meu ídolo é o Neymar. Eu admiro muito o futebol desse cara, para mim ele tem uma alegria no pé que é fora do normal, como Ronaldinho Gaúcho, Robinho e outros jogadores daqui do Brasil. Mas o Neymar tá ligando pra nada, só querendo jogar bola, ser feliz, mostrar pro brasileiro que ele também é ser humano e viver a vida dele".

Riquelmy

"Meu ídolo é o Lewandowski. Na minha opinião, eu pareço um pouco com ele no último terço do campo. Na posição, meu ídolo é ele".

ÍDOLO NO SPORT

Sendo formados no clube, os garotos acabam convivendo com alguns dos jogadores do time principal. 

Juan Xavier

"Ano passado eu tive a honra de trabalhar com dois caras que eu via jogar na televisão e considerava fenômenos. Tive o Hernanes, que jogou na Europa e é um cara fenomenal fora de campo e também dentro dele, e tive Thiago Neves também. Paulinho até brincava que eu era o Thiago Neves do Sub-20".

"Também não posso esquecer do Marcão, que não é da minha posição mas eu tinha um respeito muito grande por ele".

Paulinho

"Meu ídolo no Sport, como Juan falou, é Thiago Neves. Tive a honra de jogar com ele, que é um grande jogador e teve uma ótima carreira no futebol. Lembro de jogar com ele no videogame e ter tido a oportunidade de jogar pessoalmente com ele foi muito gratificante".

"Também tem Vagner Love e Kayke, que são pessoas que trazem jogadores da base para perto e nos ensinam o que já aprenderam".

Riquelmy

"Meu ídolo no Sport são todos os jogadores que atuam na minha posição. Vagner Love, Kayke, Búfalo, entre outros. Gosto de sempre aprender com eles no treinamento, sempre olho eles treinando e jogando para aprender um pouco mais".

ESTILO DE JOGO

Para o torcedor do Sport que não acompanha a base, mas quer conhecer melhor algumas de suas promessas, o trio se apresentou.

Juan Xavier

"Sou aquele meia armador, mais ofensivo do que defensivo. Estou aprendendo um pouquinho a defender, mas sou muito aguerrido dentro de campo, procuro sempre deixar tudo".

"Tenho meus altos e baixos, mas sou um meia que gosta de jogar para frente, agora aprendendo a gostar um pouco mais de gols também. Vou deixar tudo que eu puder dentro de campo sempre que eu puder vestir a camisa do Sport, trazendo a torcida pra junto de mim e o grupo completo".

Paulinho

"Sou aquele atacante que, se deixar, eu quero atacar a todo momento. Quero ir pra cima do adversário sempre. Sem a bola, marcar o adversário e dar meu máximo dentro de campo".

"E, como eu citei o Neymar, me inspiro nele pela ousadia que ele tem, sempre brincando com a bola, sendo feliz, dando chapéu, caneta, e se depender de mim, isso não vai faltar. Até porque acho que o futebol brasileiro precisa conta muito com isso. E eu levo isso para a minha vida, personalidade e ousadia pra jogar não vai faltar nunca".

Riquelmy

"Meu estilo de jogo é só no último terço do campo, para terminar as jogadas".

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor