SPORT X VASCO: Jogadores do Vasco são denunciados no STJD e têm suspensão preventiva solicitada; veja quem e quantos jogos de gancho podem pegar
A Procuradoria do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o Sport e jogadores do Vasco
Nessa segunda-feira (17), a Procuradoria do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o Sport e dois jogadores do Vasco pela confusão que incluiu a invasão da torcida rubro-negra após o gol dos visitantes, em jogo na Ilha do Retiro no último domingo (16).
Trata-se de Raniel e Luiz Henrique, expulsos pelo árbitro Raphael Claus. Devido às expulsões, a dupla já cumpriria um jogo de suspensão automática na próxima partida do Vasco na Série B. Naturalmente, os jogadores vão a julgamento pela expulsão, podendo receber uma maior punição ou não. Com a denúncia, o cenário muda um pouco para cada.
Sport x Vasco: Veja o momento em que a torcida do Leão invade campo da Ilha
RANIEL
O nome da Raniel consta no campo de cartões amarelos e vermelhos na súmula de Sport x Vasco, pois o atacante foi expulso após receber dois amarelos em sequência, no mesmo lance. Confira a descrição do árbitro Raphael Claus:
PRIMEIRO CARTÃO AMARELO
- Raniel (Vasco/RJ) - 45:00 +5 2T - Motivo: A8.4. Tirar a camisa por cima de sua cabeça ou cobri-la com a camisa - Por retirar a camisa na comemoração do gol. Informo que a apresentação do cartão no campo de jogo não foi possível, devido a invasão e todos os incidentes causados pela torcida da equipe mandante.
SEGUNDO CARTÃO AMARELO
- Raniel (Vasco da Gama/RJ) - 45:00 +5 2T - 2º Cartão Amarelo - Motivo: V2.8. Outro motivo (detalhar no campo expulsões) - Expulso por receber a segunda advertência devido sua atitude antidesportiva de provocar a torcida adversária na comemoração de um gol. Informo que a apresentação dos cartões no campo de jogo não foi possível, devido a invasão e todos os incidentes causados pela torcida da equipe mandante.
A atitude de Raniel que resultou na expulsão foi enquadrada no Artigo 258-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), "Provocar o público durante partida, prova ou equivalente". A pena pode ser suspensão de duas a seis partidas, para o atleta.
O Vasco agora possui três jogos até o fim da Série B 2022. Recebe em sequência o Criciúma e o Sampaio Corrêa em São Januário e fecha a Segundona diante do Ituano, fora de casa. Raniel chegou ao seu décimo gol na competição e é o artilheiro isolado do cruz-maltino.
Sport 1x1 Vasco: Raniel bate pênalti e provoca torcida do Sport em empate do Vasco
LUIZ HENRIQUE
Na comemoração do gol do Vasco, Luiz Henrique pegou uma das cadeiras destinadas à imprensa que ficava atrás da barra e a arremessou, assim como um tênis. O meio-campista também foi expulso pelo árbitro Raphael Claus, que constou o seguinte na súmula:
"Cartão Vermelho Direto - Motivo: V2. For culpado de conduta violenta - Expulso por jogar um tênis em direção a torcida da equipe mandante de forma agressiva. O tênis havia sido arremessado pela torcida da equipe mandante em direção aos jogadores da equipe do Vasco da Gama S.A.F. que comemoravam o gol. Informo que o citado acima já havia arremessado uma cadeira para cima, segundos antes desta ação do tênis. Informo ainda que não foi possível apresentar o cartão no campo de jogo, devido a invasão e incidentes causados pela torcida da equipe mandante".
As ações de Luiz Henrique foram enquadradas no artigo 258-A, o mesmo de Raniel, e 258: "Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras do CBJD". A pena estipulada é de uma a seis partidas, o que quer dizer que o jogador pode pegar de três a doze jogos, somando os artigos.