JULGAMENTO

STJD marca julgamento de Sport x Vasco para próxima semana

Superior Tribunal de Justiça Desportiva vai julgar a confusão ocorrida na Ilha do Retiro na próxima quarta-feira (9), às 11h

Imagem do autor
Cadastrado por

Filipe Farias

Publicado em 04/11/2022 às 21:15
Notícia
X

Após adiar o julgamento da confusão na partida entre Sport e Vasco, em jogo disputado no dia 16 de outubro, no estádio da Ilha do Retiro, pela 35ª rodada da Série B, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) informou que vai julgar o caso na próxima quarta-feira (9), às 11h. A depender do entendimento da entidade, a sentença pode interferir diretamente na tabela de classificação.

Isso porque o clube pernambucano pode perder até dez mandos de campo, ser multado financeiramente e, além disso, corre o risco de perder o ponto conquistado diante da equipe carioca.

A punição pode ser pesada porque a Procuradoria do STJD denunciou o Sport em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (artigos 205, 211 e 213), relacionados à segurança no estádio e continuidade da partida; além de outros dois artigos do Regulamento Geral de Competições da CBF (artigos 19 e 20), que fala sobre ocasiões de suspensão do jogo.

Além do clube em si, o Sport também vai defender na Justiça Desportiva o goleiro Carlos Eduardo e o vice-presidente Augusto Carreras, ambos denunciados por agressão contra um massagista do Vasco.

Já o clube carioca também participará da audiência para defender o atacante Raniel e o meia Luiz Henrique, que foram suspensos preventivamente por terem iniciado a confusão provocando a torcida do Sport. A Procuradoria do Tribunal também incluiu no processo o goleiro Halls, também acusado de agressão, além do próprio Vasco, que participar do tumulto e confusão durante o jogo.

Veja na íntegra a nota do STJD:

O processo com as infrações denunciadas na partida entre Sport e Vasco, pela Série B do Campeonato Brasileiro, já tem nova data para julgamento. O caso será analisado pela Quarta Comissão Disciplinar na próxima quarta, dia 9 de novembro, em sessão agendada para às 11h. O Sport responderá a três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (artigos 211, 213 e 205 §1º) e também nos artigos 19 e 20 do RGC/CBF e defenderá o goleiro Carlos Eduardo e o vice-presidente Augusto Carreras, denunciados por agressão contra o massagista do Vasco. Do lado oposto, o Vasco defenderá os atletas Raniel e Luiz Henrique, ambos suspensos preventivamente por provocação contra a torcida adversária, o goleiro Halls por praticar agressão e o próprio clube por tumulto.

Válida pela 35ª rodada, a partida encerrou antes do horário previsto devido briga nas arquibancadas, invasão de campo e arremesso de objetos no campo. O episódio rendeu denúncia pesada contra o mandante Sport. Após a partida a Procuradoria pediu e teve a liminar acolhida pelo presidente do STJD, Otávio Noronha, para interdição da Ilha do Retiro, além do Sport ter que mandar seus jogos com portões fechados e não tenha direito a carga de ingressos nos jogos como visitantes.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor