Copa do Mundo 2022

Costa Rica x Alemanha é o primeiro jogo em Copas do Mundo com trio de arbitragem totalmente feminino; saiba quem são as árbitras

Pela primeira vez na história das Copas do Mundo masculinas, um trio de arbitragem totalmente feminino foi escalado

Imagem do autor
Cadastrado por

Caio Ferreira

Publicado em 01/12/2022 às 16:33
Notícia
X

Com AFP

A partida entre Costa Rica e Alemanha, válida pela terceira rodada do Grupo E da Copa do Mundo de 2022 é um jogo histórico. A FIFA escalou um trio de arbitragem totalmente feminino pela primeira vez na história na Copa do Mundo masculina.

A francesa Stéphanie Frappart é a árbitra principal da partida. Ela é auxiliada pela brasileira Neuza Back e pela mexicana Karen Díaz Medina para formar o primeiro trio de arbitragem feminino na história dos Mundiais.

As três fazem parte da lista de 36 árbitros que participam do torneio no Catar. Além delas, também representam a equipe feminina no Catar a ruandesa Salima Mukansanga, a japonesa Yoshimi Yamashita (árbitras principais) e a americana Kathryn Nesbitt (auxiliar como Back e Díaz Medina).

Árbitra Stéphanie Frappart está acostumada a fazer história

Aos 38 anos, Frappart continua no Catar sua ascensão na carreira de árbitra. Ela foi a primeira mulher a apitar na segunda divisão francesa (2014) e em seguida na elite do futebol do país (2019), na Liga dos Campeões da Europa (agosto de 2019) e na final da última Copa da França (dezembro de 2020).

Antes de ser anunciada como a árbitra principal de Alemanha x Costa Rica (Grupo E), a francesa atuou como assistente em dois jogos deste Mundial: México x Polônia (Grupo C) e Portugal x Gana (Grupo H).

Damien MEYER / AFP
A francesa Stéphanie Frappart será a primeira mulher a apitar uma Copa do Mundo. - Damien MEYER / AFP

"A mensagem que lhes passei é que não estão aqui porque são mulheres, mas porque são árbitras da Fifa", explicou o italiano Pierluigi Collina, presidente do Comitê Mundial de Arbitragem, no início do torneio.

"Sua designação é o resultado de um longo processo iniciado há vários anos, que começou com a nomeação de mulheres em certas competições de base masculinas da Fifa", disse Collina, esperando que "no futuro a presença de mulheres árbitras nas competições masculinas de alto nível seja considerada como regra, não como exceção".

Conheça o primeiro trio de arbitragem feminino da Copa do Mundo

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor