nota oficial

Santa Cruz se pronuncia após torcedor ser alvo de ação truculenta da Polícia Militar

Imagens mostram o momento do empurrão e o torcedor do Santa Cruz arranhado

Imagem do autor
Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 04/03/2024 às 9:27 | Atualizado em 04/03/2024 às 10:53
Notícia
X

Antes tarde do que nunca! Quase 48h depois do ocorrido, o Santa Cruz emitiu nota oficial sobre a ação truculenta de dois policiais contra um torcedor que recepcionava o ônibus do clube na chegada ao Arruda no último sábado (02) para enfrentar o Central no Campeonato Pernambucano 2024.

Leia a nota do Santa Cruz na íntegra:

"O Santa Cruz repudia todo e qualquer ato de violência ou tratamento fora do padrão com nossa torcida.

A imagem do torcedor sendo agredido enquanto vibrava com a passagem do Expresso Coral é forte e inaceitável. O Presidente Bruno Rodrigues vai tratar pessoalmente deste assunto com o comando da PM.

O Santa Cruz reforça ainda que a paz no estádio e no seu entorno é um esforço de todos os envolvidos na partida".

Torcedor do Santa Cruz teve cotovelo arranhado

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento da ação dos PM's contra o tricolor que cai desequilibrado e atinge outra pessoa. O homem foi identificado como Gustavo Muliterno, morador da cidade de Abreu e Lima. Ele concedeu entrevista à TV Coral e mostrou o cotovelo arranhado na queda.

"Gostaria de mostrar o tratamento que eu tive. Fui empurrado enquanto o ônibus estava passando. Não vi, estava de costas", afirmou. Assista abaixo o relato feito por ele, a partir de 44:37.

O que dizem Polícia Militar e SDS?

A Polícia Militar de Pernambuco alegou que precisou intervir para liberar o acesso do veículo e evitar qualquer risco de acidente. Além disso, afirmou que a atitude foi por questão de segurança, citando o atentado de integrantes de torcida organizada ao ônibus do Fortaleza no último dia 27 de fevereiro.

"O trecho do vídeo em questão mostra um policial agindo de forma mais enérgica e um torcedor que bate com a mão no ônibus da delegação, mas que, pela proximidade, poderia ter lançado algo contra a delegação.

Diante do lamentável episódio com o ônibus do Fortaleza, por questão de segurança, o contato tão próximo assim das pessoas nas entradas e saídas das delegações devem ser evitadas pelos torcedores".

Reprodução/TV Coral
Torcedor do Santa Cruz mostra cotovelo arranhado após queda causada por empurrão da PM - Reprodução/TV Coral

A Secretaria de Defesa Social (SDS) reconheceu alegou não ouve a "técnica adequada", mas justificou que o contato tão próximo das delegações dos clubes devem ser coibidas pela Polícia Militar.

As imagens mostram uma atuação sem a técnica adequada do policial militar, mas também expõe que algumas atitudes dos torcedores como a do homem em bater no ônibus da delegação não podem continuar.

Diante do lamentável episódio com o ônibus do Fortaleza, o contato tão próximo assim das pessoas nas entradas e saídas das delegações devem ser evitadas pelos torcedores e será coibida pela PMPE.

Tumulto na entrada da torcida do Santa Cruz

Dentro de campo, o Santa Cruz ganhou do Central por 1 a 0, com gol de Gilvan. Além da vaga na semifinal, para enfrentar o Sport em dois confrontos, garantiu vaga na Série D de 2025.

Fora das quartos linhas, o torcedor novamente não foi bem tratado. Dos 35.023 torcedores presentes, recorde no Estado em 2024, milhares entraram no estádio com a partida em andamento.

O duelo contou com a liberação parcial da arquibancada superior por parte do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. A capacidade momentânea do setor ficou entre 8 a 10 mil pessoas.

Muitas pessoas reclamaram da operação para chegar até as arquibancadas. Apesar das queixar, o clube informou que tudo fluiu normalmente. Leia a nota completa, abaixo:

"O Santa Cruz informa que quando iniciou o jogo, mais de 24 mil torcedores já estavam dentro do Arruda. E que inclusive foram feitas ações para motivar o torcedor a entrar mais cedo no estádio.

Por ser um dia de expediente de trabalho para muitos torcedores, durante o início do jogo ainda foram identificadas algumas poucas filas. Algo normal, já que é preciso a triagem e vistoria da PM. Nenhum ponto de acesso ou catraca do estádio apresentaram problemas."

Tags

Autor