Na volta aos treinos três meses depois da paralisação do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus, o elenco do Náutico trabalha com foco na parte física, já na expectativa do retorno dos campeonatos. De acordo com o preparador Cristiano Amorim, o tempo ideal para recondicionar os atletas é de um mês, no entanto, devido a indefinição do calendário brasileiro, o departamento físico do clube estimou um prazo de até 25 dias para que os jogadores estejam prontos para os jogos.
"Conversamos bastante sobre isso com os preparadores Walter Grassmann e Aaron (Bac), e Bruno Simões (fisiologista). A gente queria ter um mês (de preparação), porque sabemos que quanto menos tempo tivermos para trabalhar, os jogadores ficarão mais suscetíveis a lesões. Então, acreditamos que entre 20 e 25 dias (de treinamento), os nossos atletas vão estar em uma forma boa para disputar os restantes das competições", explicou Cristiano Amorim.
Junto com a comissão técnica, o departamento físico do Náutico tem planejado um cronograma de atividades semanal para os jogadores. Dessa maneira, até o próximo domingo (21), as atividades realizadas no CT Wilson Campos têm como prioridade a preparação física, tendo em vista o longo período de inatividade do elenco. Ainda de acordo com Cristiano Amorim, os trabalhos técnicos serão implementados gradativamente, já que o clube está evitando a aglomeração.
"A gente fez essa programação com foco na preparação física até o domingo. Conversamos com o professor Gilmar (Dal Pozzo), a gente mostrou para ele que era mais difícil voltar já com um trabalho com bola, pelo tempo de inatividade. E neste início, ainda temos que seguir as recomendações de não ter aglomeração, então a gente está fazendo esse trabalho mais focado na parte física, a gente vai sentar para conversar ao longo da semana para resolver como vai ser as próximas semanas", destacou o preparador físico do Náutico.
Segundo dia de treinos rolando no CT Wilson Campos! #Voltamos ????????????
— Náutico (de ????) (@nauticope) June 16, 2020
????: Caio Falcão / CNC pic.twitter.com/yE2NlteOC5
ESTRATÉGIAS
Para voltar aos treinos com segurança, o Náutico desenvolveu um protocolo médico com o objetivo de evitar o contágio do coronavírus entre os profissionais do clube. No CT Wilson Campos, o elenco alvirrubro foi orientado e dividido em grupos de quatro a sete atletas em horários de trabalho diferentes. Dois grupos trabalham pela manhã e dois no turno da tarde, com um intervalo de 40 minutos entre eles.
"Passamos cerca de 70 dias sem ter um treino presencial, então é um pouco mais difícil, mas os jogadores estão voltando tranquilos. Vamos conversar com o nosso fisiologista para analisar os dados dos GPS, mas a gente já tem uma programação muito boa. Essa semana vamos focar mais na parte física com os complementos da parte técnica", disse Cristiano.
Comentários