A última vez em que o Santa Cruz foi a uma final do Campeonato Pernambucano foi na temporada 2016, quando venceu a competição e também a Copa do Nordeste. Na noite desta quarta-feira (29), o Tricolor garantiu a primeira vaga na decisão Estadual da temporada 2020 ao eliminar o Náutico na semifinal, na cobrança de pênaltis por 7x6, após um 0x0 no tempo normal.
Naquele ano, a Cobra Coral havia eliminado justamente o Timbu na semifinal. Diferente, porém, o formato exigia jogo de ida e volta nesta fase. O técnico alvirrubro também era Gilmar Dal Pozzo. No primeiro jogo, no estádio do Arruda, o Santa Cruz venceu por 3x1, com dois gols de Artur e um de Tiago Costa. Joazi descontou para o Náutico.
A volta foi na Arena de Pernambuco, quando o time da Avenida Conselheiro Rosa e Silva ainda mandava seus jogos lá. De novo, uma vitória coral, por 2x1. O Náutico até abriu o placar com Ronaldo Alves. Mas Grafite e Lelê viraram o jogo, garantindo o Santa Cruz naquela decisão.
A final foi contra o Sport, que eliminou o Salgueiro nos pênaltis, depois de vence na Ilha do Retiro por 1x0 e perder pelo mesmo placar no estádio Cornélio de Barros. O primeiro jogo da decisão foi no Arruda. Em casa, o Tricolor venceu por 1x0, com gol de Lelê, e a volta, na casa rubro-negra, o placar ficou inalterado.
Após aquele título, a Cobra Coral ficou três temporadas sem ir à final do Pernambucano. Em 2017, o Leão venceu o Carcará na decisão. O ano seguinte marcou a volta do Náutico a um título depois de 14 anos, ao ganhar do Central. Já no ano passado, 2019, os dois rivais da capital duelaram em um Clássico dos Clássicos, com o Sport conquistando o Estadual nos pênaltis.
Agora, com o Náutico eliminado e o Sport fora do caminho desde a primeira fase, o Santa Cruz espera o vencedor de Salgueiro e Afogados. As aves sertanejas se enfrentam às 19h30 desta quinta-feira (30), no estádio Cornélio de Barros, pela segunda semifinal e valendo a última vaga na decisão do Campeonato Pernambucano 2020.
Comentários