ADVERSÁRIOS

Veja quem são os adversários do Santa Cruz na Série C do Brasileiro

Santa Cruz estreia neste sábado diante do Paysandu, às 17h

Lucas Holanda
Cadastrado por
Lucas Holanda
Publicado em 07/08/2020 às 17:25 | Atualizado em 07/08/2020 às 18:39
RAFAEL MELO/SANTA CRUZ
Santa Cruz estreia diante do Paysandu. - FOTO: RAFAEL MELO/SANTA CRUZ

Com mudança no regulamento, o Campeonato Brasileiro da Série C começa neste sábado com cinco jogos. Um deles é Paysandu x Santa Cruz, às 17h, no estádio da Curuzu, em Belém. Além da estreia do Tricolor, mais quatro partidas: São José x São Bento (16h), Ituano x Tombense-MG (16h), Brusque x Ypiranga-RS (17h) e Manaus x Vila Nova-GO (19h). No domingo, mais três partidas da terceira divisão. Na segunda, dois jogos fecham a primeira rodada da Série C.

Para esta edição, a terceira divisão ganha um novo formato para a reta final, já aprovado pelos clubes antes mesmo da pandemia começar. Ao todo, a primeira fase da Série C terá 18 rodadas, além de seis na fase decisiva - e também os dois jogos da final. Na fase inicial, dois grupos com dez times. Concluída essa etapa, a próxima é dois quadrangulares com quatro times em cada grupo - dois do A e dois do B. Os dois primeiros que conquistarem mais pontos por grupo, estão classificado à Série B - com os dois líderes disputando a final com jogos de ida e volta.

Único representante de Pernambuco na Série C, o Santa Cruz, que está no grupo A, vai em busca do acesso após dois anos batendo na trave. Veja os adversários do Tricolor na primeira fase.

NORDESTINOS

Além do Santa Cruz, mais cinco nordestinos estão na Série C: Treze-PB, Botafogo-PB, Imperatriz-MA, Jacuipense-BA e Ferroviário-CE. Todos eles são adversários do Tricolor. Em 2019, Botafogo e Ferroviário lutaram por uma vaga na próxima fase, mas não conseguiram. Já o Imperatriz foi eliminado nas quartas. O Treze escapou do rebaixamento à Série D na última rodada, enquanto a Jacuipense estava na Série D. Para este ano, com exceção do clube baiano, recém promovido, a tendência é de que os outros quatro nordestinos incomodem a Cobra Coral na busca por um lugar entre os quatro primeiros.

Com relação ao desempenho em 2020, o Treze eliminou o Botafogo na semifinal e está na final do Campeonato Paraibano. Já o Ferroviário foi eliminado pelo Ceará na semifinal do Cearense. O Imperatriz ainda vai disputar a segunda fase do Maranhense, que ainda está vigente. E a Jacuipense foi semifinalista do Campeonato Baiano. Na Copa do Nordeste, apenas o Botafogo avançou às quartas de final, onde foi derrotado pelo Bahia por 3 x 1; o Imperatriz, já eliminado antes mesmo da paralisação, não foi para Salvador disputar a última rodada da fase de grupos do Regional, já que tanto ele como o Frei Paulistano não tinham chances de classificação.

Leia mais

> Saiba como assistir a Paysandu e Santa Cruz, pela primeira rodada da Série C

> Saiba como estão preparadas as equipes rivais de Santa Cruz, Náutico e Sport

> Pré-Copa do Nordeste pode ser realizada em setembro

Botafogo-PB

Time-base: Samuel Pires; Juninho (Kellynton), Fred, Luís Gustavo e Mário Sérgio (Marcelo Xavier); Mineiro, Everton Heleno, Cássio Gabriel (Marcos Vinícius), Rodrigo Andrade e Kelvin (Dico); Lohan. Técnico: Warley (interino). Semifinalista do Campeonato Paraibano, eliminado nas quartas da Copa do Nordeste e na segunda fase da Copa do Brasil.

TREZE-PB

Time-base: Jeferson; Léo Pereira, Breno Calixto, Nilson Júnior e Gilmar; Vinicius Barba, Rezende, Tales e Alexandre Santana; Douglas Lima e Frontini. Técnico: Moacir Júnior. Finalista do Campeonato Paraibano; não jogou Copa do Brasil e Copa do Nordeste em 2020.

FERROVIÁRIO-CE

Time-base: Nícolas; Gabriel Cassimiro, Vitão, Willian Machado e Elves; Magno (Lucas Hulk), Felipe Macena (Diego Lorenzi), Madson Wellington Rato e Caíque; Yago Ramos (Dedé). Técnico: Marcelo Vilar. Semifinalista do Campeonato Cearense; não jogou Copa do Brasil e nem Copa do Nordeste em 2020.

IMPERATRIZ-MA

Time-base: Jairo; Hudson, Henrique Mattos, Ramon e Du Santos; Tibiri, Peixoto e Chiclete; Felipe, Lucas e Giva. Técnico: Paulinho Kobayash. Na segunda fase do Campeonato Maranhense, eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

JACUIPENSE-BA

Time-base: Luan; Paulinho, Matheus Morais, Railon e Radar; Raniele, Eudair e Mauri; Thiaguinho, Elias e Wesley Popó. Técnico: Jonilson Veloso. Semifinalista do Campeonato Baiano; não disputou Copa do Brasil e Copa do Nordeste em 2020.

PARAENSES

Dois clubes tradicionais do futebol brasileiro, Remo e Paysandu estão mais um ano na Série C. Pelo lado do Papão, o time perdeu a chance de retornar à Série B ao ser eliminado nas quartas de final de 2019 pelo Náutico, nos pênaltis. Com relação ao Leão, a equipe não conseguiu nem passar da primeira fase no ano passado. Para 2020, entram com o objetivo de subirem para a segunda divisão do futebol brasileiro.

PAYSANDU-PA

Time-base: Gabriel Leite; Netinho, Perema, Wesley Matos e Diego Matos; Caíque Oliveira, Serginho, Allan Calbergue e Mateus Anderson; Vinícius Leite e Nícolas. Técnico: Hélio dos Anjos. Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e está na semifinal do Campeonato Paraense.

REMO-PA

Time-base: Vinícius; Pingo, Neguete, Lucas Siqueira e Dudu Mandai; Charles, Lailson, Douglas Packer e Robinho; Gustavo Ermel e Zé Carlos. Técnico: Mazola Júnior.

MANAUS-AM

Vice-campeão da Série D em 2019, o Manaus entrou em campo oficialmente pela última vez em março deste ano. De lá para cá, um grande período parado e, quando retornou, voltou apenas com treinamentos e partidas extra oficiais. Para a estreia na Série C diante do Vila Nova, a tendência é de cinco mudanças com relação ao time que jogou a última partida.

Time-base: Jonathan; Igor, Thiago Spice, Luís Fernando e Renann; Ramon, Rafael Carrilho e Janeudo; Rossini, Rodrigo Fumaça e Mateus. Técnico: Wellington Farjado. Não jogou Copa do Brasil e o Campeonato Amazonense foi encerrado.


VILA NOVA

Presença garantida na Série B de outros anos, o Vila Nova caiu em 2019 e entra nesta edição da terceira divisão nacional buscando o acesso. Assim como o Manaus, a última partida do clube goiano foi em março. De lá para cá, um período enorme sem atividades e, quando retornou, apenas treinos e jogos extra oficiais. O técnico Bolívar recebeu alguns reforços durante a paralisação e deve promover a estreia de alguns diante do Manaus.

Time-base: Fabrício; John Lennon, Adalberto, Rafael Donato e Willian Formiga; Pedro Bambu (Éder), Derli (Dudu) e Emanuel Biancucchi; Gilsinho, Lucas Silva e Hernan. Técnico: Bolívar.

GRUPOS DA SÉRIE C

Grupo A: Botafogo-PB, Ferroviário-CE, Imperatriz-MA, Jacuipense-BA, Santa Cruz-PE, Manaus-AM, Treze-PB, Paysandu-PA, Remo-PA, Vila Nova-GO.

Grupo B: Boa Esporte-MG, Brusque-SC, Criciúma-SC, Ituano-SP, Londrina-PR, São Bento-SP, São José-RS, Tombense-MG, Volta Redonda-RJ e Ypiranga-RS.

Comentários

Últimas notícias