É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
O Santa Cruz venceu o Brusque por 3x1 neste domingo (17) no Arruda, mas não foi o suficiente para garantir o acesso à Série B. Isto porque, além de garantir a vitória, o Tricolor do Arruda precisava contar com um empate entre Ituano e Vila Nova ou uma vitória do Ituano por um placar menor que o da vitória do Santa sobre o Brusque. O que não aconteceu.
Na terceira divisão desde 2018, o Santa passou perto de subir. Os gols que garantiram a vitória tricolor foram marcados por Pipico, Victor Rangel e William Alves. Em São Paulo, o Vila Nova venceu o Ituano por 1 a 0, com gol de Emanuel Biancucchi, e está classificado para a Série B.
Depois da última rodada, a classificação do grupo C terminou com o Vila Nova em primeiro lugar, com 10 pontos, o Brusque em segundo, com 9 pontos, o Santa Cruz em terceiro, com 8 pontos e com o Ituano no quarto lugar, com 5 pontos.
O JOGO
O técnico Marcelo Martelotte optou por começar o jogo com Maycon Cleiton; Toty, William Alves, Danny Morais e Leonan; Bileu, Paulinho, Chiquinho e Didira; Victor Rangel e Pipico. A equipe coral entrou em campo ofensiva, mantendo o jogo no seu campo de ataque. Centrados e seguros, os tricolores marcaram o primeiro gol aos 13 minutos do primeiro tempo, com Pipico. O lance começou em uma cobrança de escanteio, de Didira. Bileu e Danny Morais ganharam de cabeça e a bola sobrou para o centroavante, que girou, chutou, a bola voltou e bateu nele antes de ir para dentro do gol, encerrando o jejum de sete jogos sem gols de Pipico.
Sem perder o ritmo, o Santa agiu exatamente como a equipe que precisava matar o jogo e, aos 31 minutos, balançou as redes novamente. Desta vez com Victor Rangel. Fora da área, Didira bateu para o gol, mas Ruan Carneiro, goleiro do Brusque espalmou par ao meio da área. A bola caiu nos pés de Victor Rangel. Ele dominou, se livrou do zagueiro e chutou colocando, mandando a bola para o canto esquerdo e ampliando o placar. O jogo foi para o intervalo com vitória parcial do Santa Cruz por 2 a 0, enquanto em São Paulo, Ituano e Vila Nova empatavam em 0 a 0, para a alegria coral.
No segundo tempo, o Santa aumentou o placar aos 15 minutos, depois que Chiquinho cobrou escanteio, levantou a bola na área e William Alves cabeceou para o canto esquerdo do gol. O Brusque diminuiu a vantagem tricolor aos 29 minutos, depois que o árbitro viu pênalti de Victor Rangel em Marco Antônio. Thiago Alagoano converteu a penalidade no único gol da equipe catarinense no jogo.
Enquanto isso, em São Paulo, aos 31 do segundo tempo, Emanuel Biancucchi, fez o único gol do Vila Nova sobre o Ituano, classificando a equipe e deixando o Santa Cruz na Série C por mais uma temporada.
Maycon Cleiton; Toty, William Alves, Danny Morais (Célio) e Leonan; Bileu, Paulinho (Tinga), Chiquinho e Didira; Victor Rangel (Lourenço) e Pipico. Treinador: Marcelo Martelotte.
Cartões amarelos: Leonan.
Gols: Pipico (Santa Cruz), aos ’13 do 1ºT, Victor Rangel (Santa Cruz), aos 31' do 1ºT e William Alves (Santa Cruz), aos 15' do 2ºT.
Brusque
Ruan; Nuno (Gustavo), Thiago Alagoano, Ianson e Zé Mateus; João Carlos, Everton, Rodolfo Potiguar (Índio); Airton, Maurício (Denis Macedo de Miranda) e Edilson
Cartões amarelos: Rodolfo Potiguar, Marco Antônio e Denis Macedo de Miranda.
Jornalista com passagem pela rádio CBN Recife, pelo Diario de Pernambuco e pela assessoria de imprensa do Sport Club do Recife. Repórter do JC desde maio de 2019.
Localidade:RecifeTelefone:8134136410Cargo:RepórterCursoTreinamento do Facebook sobre mídias digitais, Recife, 2019