Santa Cruz passa pelo Afogados nos pênaltis e enfrentará o Náutico nas semis do Pernambucano
Santa Cruz e Afogados voltaram a ficar no empate em 0x0, levando a decisão da vaga para os pênaltis
O Santa Cruz está nas semifinais do Campeonato Pernambucano. A Cobra Coral garantiu a vaga nos pênaltis, contra o Afogados, na noite desta quarta-feira (5), depois de ficar por mais 90 minutos no empate sem gols com a Coruja do Sertão. Nas penalidades, os tricolores venceram por 5x4. Nas semis, os tricolores enfrentarão o Náutico, na Arena de Pernambuco.
O jogo
Quando se encontraram no último domingo (2) para a partida válida pela última rodada da primeira fase do Pernambucano, Santa Cruz e Afogados ficaram no empate sem gols. No reencontro pelas quartas de final, nesta quarta-feira, as equipes estenderam esse empate em 0x0 por mais 90 minutos.
Visitante no Arruda, o Afogados preferiu não se expor muito. Praticamente não saiu jogando com a bola e apostou na estratégia de segurar, ao máximo, o Santa Cruz no meio de campo, aproveitando uma ou outra oportunidade de chegar com perigo na área coral.
Diante dessa abordagem da Coruja do Sertão, o Santa Cruz sofreu, mas aos poucos foi achando alguns espaços e tentando levar perigo para a meta do goleiro afogadense. Nesse ritmo, a partida apesar de decisiva para os dois lados, teve poucos lances de destaque nos primeiros 45 minutos.
A primeira - e única - boa chegada do Afogados no jogo foi logo aos 4 minutos, quando Vargas avançou pelo campo de ataque, fez um bom passe para Bravo, que bateu de primeira por cima do gol de Jordan.
O Santa, por sua vez, teve duas boas oportunidades. Aos 24 minutos, Madson recebeu passe de Eduardo, pela esquerda, e cruzou. Pipico, na área, se antecipou e cabeceou bem, mas Léo espalmou, evitando o gol tricolor. Aos 45 minutos, em uma das poucas tentativas do Santa Cruz pelo lado direito do campo, Chiquinho fez uma jogada individual, entrou na área e bateu cruzado. A bola tirou tinta da trave e saiu pela linha de fundo e a partida foi para o intervalo empatada em 0x0.
A tentativa de reação do Santa Cruz se apresentou já nos primeiro minutos da segunda etapa. Aos dois minutos, Pipico recebeu boa bola de Madson, dentro da área, girou e chutou rasteiro, mas o goleiro do Afogados defendeu. Aos 12, Bustamante cruzou da direita para Chiquinho, na esquerda. De primeira, o meia chutou com bastante força, obrigando Léo a fazer mais uma grande defesa.
Se defendendo na maior parte do tempo, aos 18 minutos o Afogados teve uma boa chance. O lateral-direito Jordan se livrou de Derley e chutou de longe, dando um susto no xará Jordan, goleiro do Santa. A partida seguiu até o fim sem que ninguém mexesse no placar e a decisão foi para os pênaltis.
Nos pênaltis, Chiquinho, Karl, França e Léo Gaúcho marcaram para o Santa Cruz, enquanto Léo defendeu a cobrança de Augusto, nas primeiras cinco chances. Pelo Afogados, Gabriel, Cal, Wendel Ney e Jordan também marcaram, enquanto Arêz chutou na trave. A decisão ficou para as cobranças alternadas. Adriano Michael Jackson fez para o Santa e na chance de Índio, Jordan defendeu, classificando o Santa Cruz para as semifinais.
Ficha do jogo:
Santa Cruz - Jordan; Digão (Karl), William Alves, Júnior Sergipano e Eduardo; Derley, Elicarlo (Augusto) e Chiquinho; Héctor Bustamante (Adriano), Madson (França) e Pipico (Léo Gaúcho). Técnico: Bolívar
Afogados - Léo; Arlan, Heverton e Gabriel Gonçalves; Dim (Luquinhas), Arez, Jordan, Thalison (Wendel Nery), Filipe Eduardo (Índio) e Vinícius Vargas (Cal); Bravo (Janelson). Técnico: Sérgio China
Horário: 21h.
Local: Estádio do Arruda, Recife.
Árbitro: Michelangelo Almeida.
Assistentes: Clóvis Amaral e José Romão.
Cartões amarelos: Filipe (Afogados); Thalison (Afogados); Bustamante (Santa Cruz); Dim (Afogados); Vargas (Afogados); Jordan (Santa Cruz);