Clássico dos Clássicos

Náutico e Sport em mais um duelo decisivo e histórico pelo título do Pernambucano

Líder da primeira fase, Timbu decide em casa o Pernambucano 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Davi Saboya

Publicado em 22/05/2021 às 19:08 | Atualizado em 23/05/2021 às 16:40
Notícia
X

A história do Clássico dos Clássicos ganha mais um capítulo histórico neste domingo. Muito mais que uma vitória e um título, o duelo decisivo entre Náutico e Sport com certeza terá um ingrediente especial. Até mesmo pegando como referência o primeiro jogo da final que acabou empatado por 1x1 na Arena de Pernambuco, com mando de campo do Leão. Às 16h, quando a bola rolar no estádio dos Aflitos, uma vitória simples garante o título para o Timbu (23º) ou o time rubro-negro (43º). Em caso de novo empate, a decisão do título estadual de 2021 vai para os pênaltis. Vale a pena ressaltar que os portões seguem fechados ao público por conta da pandemia do coronavírus.

Esta é a 19ª disputa do troféu local entre os rivais. O Náutico não vence o Sport em finais desde o hexacampeonato de 1968. O último título nos Aflitos foi em 1974, diante do Santa Cruz. Nos anos 2000, nas quatro conquistas, o time alvirrubro levantou o troféu três vezes no Arruda (2001, 2002 e 2004) e uma na Arena de Pernambuco (2018). Tanto para o Leão quanto para a equipe alvirrubra, o triunfo eleva o moral do clube antes do Campeonato Brasileiro. Ainda mais para os rubro-negros que irão disputar a Série A, enquanto o Náutico a Série B.

"Sei que caso a gente conquiste o título, vamos trabalhar muito pra isso, vai ser uma das decisões mais difíceis tecnicamente falando. Estamos acima de tudo conscientes que ganhar um título pernambucano é valorizar a marca do campeonato, é valorizar a marca do clube, e pra mim significa muito", afirmou o técnico alvirrubro Hélio dos Anjos.

LEIA MAIS

> Veja as imagens da taça e medalhas de campeão do Campeonato Pernambucano

> Última final vencida pelo Sport nos Aflitos quebrou um jejum e consagrou o ‘super time da Ilha’; relembre

> Sport fechará sede na final do Pernambucano para evitar aglomerações e pede colaboração da torcida

> Edno Melo destaca união do Náutico para conseguir alcançar metas do primeiro semestre

> Náutico diz que PM vai reforçar policiamento na final e sede será fechada para evitar aglomeração

> Empresário de Adryelson explica momento atual da negociação para zagueiro sair do Sport

> Náutico entrará com medida mais efetiva para que Kevyn se reapresente o mais rápido possível

No Timbu, Hélio dificilmente deve realizar uma mudança na escalação. Com um trabalho consolidado desde a reta final da Segundona de 2020, a escalação é conhecida do goleiro ao centroavante por todos. A única contestação continua sendo Alex Alves, mas o treinador mantém a postura e valorização do arqueiro. Na lateral esquerda, mesmo não sendo a posição de origem, Bryan vem conquistado o espaço na equipe titular.

Do outro lado, o Sport pode ter mudanças na formação inicial. Ainda mais porque o técnico Umberto Louzer deixou claro que não gostou do desempenho no primeiro jogo da final do Estadual. Recuperado das dores na coxa, Mikael deve assumir o posto que foi ocupado por Tréllez. No meio-campo, Thiago Lopes teve um desempenho nada agradável e deixou a dúvida no ar. Se Thiago Neves estivesse em forma, a briga estava ganha. Como o cenário é o oposto, Gustavo pode surgir como possibilidade para suprir a carência no setor.

"O significado de uma conquista é o ponto máximo de uma competição, é sempre bom você conquistar, ainda mais para profissionais como a gente em início de carreira. Claro que já tive esse gosto por outras equipes", disse Louzer, que ainda não perdeu com o Sport: três vitórias e um empate.

 Nenhuma descrição disponível.

FICHA DO JOGO - NÁUTICO X SPORT

Náutico - Alex Alves; Hereda, Camutanga, Wagner Leonardo e Bryan; Djavan, Rhaldney e Jean Carlos; Erick, Vinícius e Kieza. Técnico: Hélio dos Anjos. Esquema: 4-3-3.

Sport - Mailson; Patric, Maidana, Adryelson e Sander; Marcão, Júnior Tavares e Thiago Lopes (Gustavo ou Thiago Neves); Everaldo, Neilton e Mikael. Técnico: Umberto Louzer. Esquema: 4-3-3.

Local: estádio dos Aflitos, Recife-PE. Horário: 16h. Árbitro: Rodolfo Toski (PR). Assistentes: Kléber Lúcio (SC) e Guilherme Camilo (MG).

Tags

Autor