Memória

Cria do Sport, Chiquinho relembra geração vitoriosa do clube: 'Que privilégio ter jogado com esses caras'

Chiquinho foi um dos grandes nomes do Sport durante os anos 1990

Lucas Holanda
Cadastrado por
Lucas Holanda
Publicado em 05/05/2020 às 15:58 | Atualizado em 05/05/2020 às 19:07
REPRODUÇÃO/ INSTAGRAM
Chiquinho é um dos grandes ídolos da torcida do Sport. - FOTO: REPRODUÇÃO/ INSTAGRAM

De 1994 até 2000, o Sport ganhou seis dos sete títulos Estaduais, além de conquistar duas vezes a Copa do Nordeste. Uma safra de ouro, que começou no início dos anos 1990, quando o saudoso técnico Nereu Pinheiro foi descobrindo e maturando jovens jogadores que se tornariam ídolos do Leão. Um desses nomes, por exemplo, é o do ex-meio-campista Chiquinho, cria da base rubro-negra e protagonista de uma geração vitoriosa do Sport.

Na primeira passagem pelo Leão - voltou em 1999, mas só atuou em nove partidas e em 2000 foi para o Vitória -, Chiquinho atuou profissionalmente de 1994 até 1996, onde venceu uma Copa do Nordeste e dois Estaduais. Em 1994, conseguiu a dobradinha estadual e regional. Em entrevista ao programa fórum esportivo, da Rádio Jornal, o ex-meio campista relembrou aquela safra vitoriosa e exaltou um dos grandes nomes daquele time, o saudoso atacante Leonardo, que faleceu em 2016. Para Chiquinho, Léo, como ele chama o companheiro, foi um dos maiores atletas com quem ele teve o prazer de jogar

"Que privilégio ter tido a oportunidade de jogar com esses caras. Leonardo foi um dos maiores jogadores que tive a oportunidade de jogar. Juninho Pernambucano é a nossa grande referência. Um cara que começou aqui e teve sua linda carreira no futebol mundial. Eu sempre falo que aquela equipe do Sport foi uma equipe muito vitoriosa, mas também era muito talentosa. Uma geração que começou na época de Hélio e Moura e depois veio a nossa, que ganhou tudo na década de 1990", disse Chiquinho.

"Eu, Leonardo, Juninho, Russo, Jackson, Adriano, Nildo e Bosco fomos convocados pela Seleção Brasileira. Eu acho que vai demorar para a gente ter tantos jogadores colocados pelo Sport na Seleção Brasileira. Foi uma safra muito generosa. O Sport conseguiu construir grandes times e por isso conseguiu a hegemonia nos anos 1990. E deixou um legado não só de títulos, mas também de referência de grandes jogadores", detalhou o ex-meio-campista.

LEIA MAIS

> Maio deve ser o mês de colapso financeiro para o Sport

> Lateral diz que Sport "não falou nada sobre redução salarial" com atletas

Jogadores do Sport não receberam proposta de redução salarial

LAÇOS ALÉM DO CAMPO

Chiquinho também destacou que, além dos títulos conquistados, aquele time do Sport conseguiu criar grandes laços afetivos até hoje. Segundo o ex-meia, existe um grupo de Whatsapp com os ex-jogadores onde eles conversam diariamente. "Eu acho que aquele time foi construído porque eramos uma safra com muita fome. Era algo que Nereu Pinheiro falava, de gostar de jogadores com fome. Hoje em dia, a gente tem um grupo no Whatsapp, que se deixar os caras ficam de resenha o dia todo. A gente relembra não só das vitórias, mas do vestiário. Aquele vestiário nos deixa muita saudade. Quando a gente se encontra, é um momento muito gostoso. Faço questão que meu filho veja esse legado de amizade que a gente construiu nesse período", disse Chiquinho.

QUIZ

Faz tanto tempo que aconteceu um jogo do Sport, que é possível que o torcedor tenha até esquecido qual era a escalação do time naquela longínquo dia 15 de março. Mas, sem apressar a memória, é melhor partir para o que interessa agora. Se a memória for mesmo boa, o torcedor vai gabaritar esse quiz com lembranças de grandes nomes que passaram pelo time rubro-negro. Participe e compartilhe conosco o resultado!

Comentários

Últimas notícias