Brasileirão

Jair Ventura destaca posse de bola com eficiência do Sport

Com o técnico Jair Ventura, o Sport terminou apenas um jogo dos sete disputados com mais posse de bola que o adversário

Davi Saboya
Cadastrado por
Davi Saboya
Publicado em 03/10/2020 às 13:57 | Atualizado em 03/10/2020 às 13:57
ANDERSON STEVENS/SPORT
Jair Ventura tem sete jogos, quatro vitórias, um empate e duas derrotas no comando do Leão - FOTO: ANDERSON STEVENS/SPORT

Após as críticas, o técnico Jair Ventura justificou a menor posse de bola do Sport em relação a maioria dos adversários nos sete jogos que comandou o Leão na Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar da queda nesse quesito, ele explicou que o time rubro-negro passou a ser mais eficiente. Outro detalhe levantado pelo treinador é que nos gols oriundos das penalidades a equipe estava tomando a iniciativa na partida.

"Muito se fala dos jogos que não tivemos a posse de bola. Nosso time busca mais a posse objetiva, vertical. Até agora, fizemos oito gols, sendo quatro de ataque posicional e quatro de pênalti. Desses de pênalti, três foram em organização ofensiva. Ou seja, nós estávamos com a bola e o adversário marcando. Só um que foi em transição", afirmou comandante.

"Isso mostra que a equipe do Sport sabe o que fazer com a bola. Nós trabalhamos todas as fases do time. Estou contente com esse momento, marcando gols, não sofrendo. Espero que isso possa permanecer. Sabemos da dificuldade do Brasileiro, mas pode trabalhamos demais para manter. E não só com o ataque rendendo, mas todos os setores", completou o técnico.

LEIA MAIS

> Eleição no Sport segue programada para dezembro e antecipação é descartada

> Guilherme esclarece especulação e nega possível volta ao Sport: “Estou feliz na Arábia”

> Bahia x Sport: duelo nordestino com grandes confrontos

> Testes de covid-19 feitos pelo Sport dão negativo

> Bahia x Sport: Mano Menezes e Jair Ventura travam duelo na vitrine do Nordeste

> Volante do Sport manda mensagem de apoio ao atacante do Santa Cruz

Comparando com os cinco jogos que o ex-treinador Daniel Paulista comandou o Leão na Primeira Divisão, a média de posse de bola do Sport caiu de 51,6% para 40%. Apenas diante do Goiás, na Ilha do Retiro, a equipe do técnico Jair Ventura conseguiu ser superior no quesito e atingiu 52% de aproveitamento. Nos demais confrontos, o Leão teve 48% (Fortaleza), 47% (Corinthians), 42% (Coritiba), 37% (Palmeiras), 28% (Grêmio) e 26% (Fluminense).

Só que a eficiência exaltada por Jair Ventura fica nítida em outros números. Com o técnico, o aproveitamento subiu de 26,6% para 61,9%. Em relação aos gols marcados, dobrou de quatro para oito. Já a defesa conseguiu diminuir os gols sofridos de sete para seis. Vale destacar também que o Sport conseguiu por duas vezes terminar as partidas sem ser vazado.

Mesmo com o técnico leonino afirmando que não tem um titular definido e realizando pequenas alterações para as partidas, a base da escalação já está definida. O que contribuiu para evolução do Sport. Principalmente, a defesa que se firmou com Luan Polli, Patric, Maidana e Adryelson. Apenas a lateral esquerda não apresenta uma estabilidade com Sander ou Luciano Juba. No entanto, Jair Ventura conseguiu melhorar a marcação do setor com o auxílio do meia polivalente Lucas Mugni.

CONFIRA

Comentários

Últimas notícias