O clássico regional entre Bahia e Sport, no próximo domingo, em Salvador-BA, reserva outro grande embate, mas não o tradicional dentro de campo. E, sim, na beira do gramado. Ambos com projeção nacional, os técnicos Mano Menezes e Jair Ventura duelam na primeira experiência dos dois dirigindo um clube do Nordeste. O Tricolor de Aço e o Leão, dois dos maiores clubes da Região, apostaram nos conhecidos treinadores para escapar da zona de rebaixamento e projetar grandes objetivos na Série A do Campeonato Brasileiro.
LEIA MAIS
> Volante do Sport manda mensagem de apoio ao atacante do Santa Cruz
> Eleições do Sport podem ser realizadas pela internet
> Ricardinho prega cautela com ascensão do Sport na Série A: “Acho que é muito cedo ainda”
> Jair Ventura ganha “boa” dor de cabeça no ataque do Sport diante do Bahia
> Adversário do Sport, Bahia quebra jejum e vence Botafogo no Rio de Janeiro
No Sport, aos 41 anos, Jair Ventura, filho do ídolo da seleção brasileira Jairzinho, o "Furacão da Copa da 1970", ainda vive o início da carreira. Mas já treinou três grandes clubes do País antes do Sport: Botafogo, Santos e Corinthians. Seu melhor trabalho foi dirigindo o alvinegro carioca. Conseguiu a permanência na Primeira Divisão em uma bela arrancada com 11 vitórias em 15 jogos, que ainda resultou na classificação para Libertadores. No torneio sul-americano, parou nas quartas de final diante do Grêmio, campeão da competição na temporada.
Depois do clube carioca, Jair assumiu o Santos, na época com os badalados Gabigol e Rodrygo, porém, a passagem durou apenas um semestre e não teve êxito. Dois meses depois, em setembro de 2018, Jair Ventura foi para o Corinthians em um projeto que acabou em fatídicos três meses e o vice da Copa do Brasil. Após quase duas temporadas "sabáticas", o jovem técnico assumiu o grande desafio de livrar o Sport do rebaixamento no Brasileirão. O "Venturismo" está fazendo efeito na Ilha. O Sport tem 61,9% de aproveitamento com o técnico. Em sete jogos, o time mudou de postura e acumulou quatro vitórias, um empate e duas derrotas. O Leão está em oitavo, com 17 pontos.
Já Mano Menezes tem um nome mais pesado que Jair Ventura. O técnico, de 58 anos, acumula passagens pela seleção brasileira, Grêmio, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Shandong (China) e Palmeiras. Currículo esse que conta com marcantes embates contra pernambucanos.
No início da carreira, Mano Menezes dirigiu o Tricolor gaúcho na histórica Batalha dos Aflitos contra o Náutico e conquistou o título da Série B de 2015 com quatro jogadores a menos em campo. Três anos depois, assumiu o alvinegro paulista após o inédito rebaixamento na Primeira Divisão de 2007. E, se não fosse o Sport, tinha conquistado a tríplice coroa na temporada seguinte. Venceu o Paulistão, venceu a Segundona e perdeu para o Leão da Ilha a Copa do Brasil.
Competição essa que veio conquistar pela primeira vez no outro ano, em 2008, com o mesmo Corinthians, só que incrementado com o atacante Ronaldo Fênomeno e outros nomes. Mano ainda faturou em outras duas oportunidades a Copa do Brasil pelo Cruzeiro, em 2017 e 2018, além de dois títulos mineiros.
Já pela Canarinho o experiente treinador foi o primeiro comandante do ciclo para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O período dele à frente da seleção durou pouco mais de dois anos. Passagem marcada por muitos amistosos, visto que o time verde e amarelo não disputou as Eliminatórias, e o fracasso na final das Olimpíadas de Londres em 2012, onde ficou com a medalha de prata após a derrota por 2x1 para o México. No Flamengo e Palmeiras, Mano Menezes não conseguiu bons resultados.
Agora, no Bahia, depois de três derrotas (Atlético-GO, Corinthians e Athletico-PR), o treinador conquistou o primeiro triunfo na última quarta-feira. O adversário foi o Botafogo (2x1) em partida atrasada válida pela primeira rodada da Série A. A equipe deixou o Z-4 e ocupa a 16ª posição, com 12 pontos.
O encontro entre Mano Menezes e Jair Ventura com Bahia e Sport, respectivamente, também representa uma ascensão do futebol nordestino no cenário nacional para jogadores e técnicos. Os dois times contam com atletas consagrados. Do lado pernambucano, o recém-contratado e meia Thiago Neves. Já entre os baianos o também meia Rodriguinho, que é dúvida para domingo com um trauma no pé.
Comentários