O Sport viveu os "dois lados da moeda" da dificuldade de manter uma regularidade na Série A do Campeonato Brasileiro muito rapidamente. Em oito rodadas, o Leão saiu de quatro jogos de invencibilidade para quatro derrotas consecutivas. Com a grande oscilação, o clube caiu da quinta para a 11ª posição na classificação mantendo os 20 pontos. Os números negativos também mostraram a queda rendimento das laterais, frouxidão da marcação do meio-campo e improdutividade do ataque. Tudo começou no segundo tempo da derrota para o Flamengo, depois de empatar com o Palmeiras e vencer Fluminense, Corinthians e Bahia. E o próximo desafio do Leão é contra o Atlético-MG, sábado (24), no Mineirão. Veja o que o técnico Jair Ventura falou sobre o próximo jogo em vídeo produzido pelo canal de streaming Dazn.
Coincidência ou não, na etapa final do tropeço para o rival carioca, o lateral-esquerdo Sander sentiu a lesão no tendão de aquiles e os adversários começaram explorar a fragilidade defensiva do lado esquerdo com o jovem e prata da casa Luciano Juba. Do outro lado, na direita, o capitão Patric sentiu o desgaste físico da sequência de jogos do calendário apertado do Brasileirão, mesmo sendo um dos destaques no quesito aos 31 anos.
A queda no condicionamento não atingiu apenas o lateral direita. Esse pode ser ainda o motivo da baixa performance do meio-campo. Depois de muito tempo de inatividade, Marcão e Ricardinho voltaram a jogar com intensidade recentemente no Sport.
LEIA MAIS
> Jair Ventura reitera confiança no elenco do Sport na disputa do Brasileirão
> Jair Ventura admite desgaste físico do Sport após sequência de jogos no Brasileirão
> Sport joga mal, perde para Bragantino e soma quarta derrota seguida no Brasileirão
O primeiro só tinha jogado 14 minutos até a chegada de Jair Ventura, quando começou a entrar no decorrer da partida e ganhou a titularidade com a lesão de Ronaldo Henrique. Assim, em pouco mais de um mês, foram oito jogos. No total, em 2020, 16 partidas. Já o segundo também só tinha jogada 14 minutos no Guarani, antes de ser contratado pelo Sport, e assumido a vaga na equipe principal na quarta rodada da Série A, com o então técnico Daniel Paulista.
Destaque do "Venturismo", o desgaste físico do meia Lucas Mugni ficou evidente no momento que foi poupado do início do confronto ante o Botafogo. Outro detalhe é que o Sport precisou mudar a forma de jogar e marcar com a chegada do badalado meia Thiago Neves. A equipe perdeu a força no meio-campo, ficou sobrecarregada por dentro e perdeu o apoio pelos lados do campo. Tanto que Flamengo, Botafogo, Internacional e Bragantino exploraram as pontas, além da frouxidão do meio-campo, nas vitórias em cima do Leão.
Sem falar que o ataque ficou inoperante. Hernane Brocador, que já perdeu a vaga de titular, só conseguiu marcar de pênalti no Campeonato Brasileiro, e Marquinhos tem "sumido" em boa parte dos jogos. Os reservas Mikael e Barcia não conseguem mudar o cenário. Do mesmo jeito, o meia Jonatan Gomez, que tem entrado geralmente na vaga de Thiago Neves, até agora, fazendo a diferença apenas na bola parada, o que é muito pouco.
Nas quatro derrotas consecutivas, o Sport sofreu 12 gols e marcou apenas quatro. Com o técnico Jair Ventura na Série A, o Leão tem cinco vitórias, um empate e seis derrotas. O treinador, por sinal, já admitiu o desgaste físico e o elenco sabe que precisa recuperar o bom futebol. "É importante a gente descansar. Temos que rever o que não fizemos bem para procurar retomar as vitórias", disse o volante Ricardinho.
PODCAST
No episódio dessa semana do na Cara do Gol, podcast da Rádio Jornal sobre o futebol pernambucano, os problemas do Sport foram debatidos por Alexandre Costa, Aroldo Costa, Lilian Fonsêca e Marcos Leandro. O programa é transmitido ao vivo no YouTube da Rádio Jornal toda segunda-feira, a partir das 15h15.
Comentários