Brasileirão

Ataque precisa melhorar para Sport garantir permanência no returno da Série A

Sport terminou primeiro turno da Primeira Divisão com -7 de saldo de gols

Davi Saboya
Cadastrado por
Davi Saboya
Publicado em 03/11/2020 às 7:12 | Atualizado em 03/11/2020 às 19:21
BRENDA ALCÂNTARA/ACERVO JC IMAGEM
DESPEDIDA Atacante Marquinhos foi cedido por empréstimo pelo Corinthians ao Sport na temporada passada, onde atuou em 56 jogos e marcou sete gols - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/ACERVO JC IMAGEM

No domingo, ao vencer o Athlético-PR, o Sport encerrou o primeiro turno da Série A do Campeonato Brasileiro com boas perspectivas para o returno. Em grande recuperação, o Leão atingiu mais da metade dos tradicionais 45 pontos para garantir a permanência na elite do futebol nacional. Se repetir o desempenho de 24 pontos somados, o que garantiu a nona colocação, dificilmente o clube rubro-negro volta para a Segunda Divisão. Só que para isso o time do técnico Jair Ventura precisa melhorar o desempenho ofensivo.

Sob o comando do treinador, foram 15 gols marcados e 19 sofridos. Se somar com o desempenho do antecessor, Daniel Paulista, no início, os números pioram ainda mais. A equipe da Ilha acumulou o desempenho total de 19 tentos e sendo vazada em 26 oportunidades.

A sequência de quatro derrotas consecutivas para Flamengo, Botafogo, Internacional e Bragantino, respectivamente, foi o que pesou no histórico da Era Jair Ventura. Nesses jogos, o Leão sofreu 12 gols e marcou apenas quatro. Performance, que no geral, deixou o time com saldo de gols negativo de -7. Vale salientar também que todas as sete vitórias dos rubro-negros na competição foram por apenas um gol de diferença.

LEIA MAIS

> Thiago Neves analisa seu rendimento no Sport: “No ritmo que esperava”

> Jair Ventura releva estratégia do Sport para o jogo contra o Ceará

> Jair Ventura analisa primeiro turno do Sport e quer returno melhor

O baixo desempenho ofensivo é um reflexo do momento individual de cada atleta do setor. Desde o início da temporada, o Sport sofre com a falta de um camisa nove. Principal centroavante, Hernane não vive bom momento e a outra alternativa é o prata da casa Mikael, que tem agrado quando entra no decorrer das partidas, porém, ainda não teve a chance de ser titular. Entre os "beiradas", os únicos que estão em alta com Jair Ventura são Marquinhos e Barcia. Rogério, Venuto, Philip e Maxwell nem foram para o banco de reservas na última partida.

Apesar do setor ofensivo ainda não ter convencido, a defesa voltou a ser destaque no Sport. De novo, o Leão conseguiu uma sequência de mais dois jogos sem sofrer gols: 0x0 com o Atlético-MG e 1x0 ante o Athletico-PR. Antes, conseguiu não ser vazado também nas vitórias com o placar mínimo diante do Fluminense e Corinthians. Além disso, as peças estão conseguindo render. O calo era a lateral-esquerda, mas Raul Prata, mesmo improvisado, conseguiu suprir a carência.

"O treinador busca sempre a excelência. Mesmo nas vitórias, buscamos evoluir, atingir sempre o nosso melhor em todas as fases do jogo. O primeiro turno foi muito difícil. Tivemos mais jogos fora do que em casa. Na minha estreia, disputamos quatro jogos como visitantes de cinco. Sabemos a dificuldade que é jogar um Brasileirão, mas agora precisamos melhorar", afirmou o técnico Jair Ventura.

"Não foi ruim, só que sempre vai existir a necessidade de evoluir como equipe, coletivo e individual. Sempre digo que não é o treinador que escala a equipe. São os jogadores que defendem as vagas nos treinos e o técnico avalia quem está em um melhor momento para colocar em campo", completou.

PODCAST

O Na Cara do Gol desta semana, podcast sobre o futebol pernambucano da Rádio Jornal, analisou o desempenho surpreendente do Sport no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Leão é o nono colocado na classificação. O programa é transmitido ao vivo pelo canal da Rádio Jornal no YouTube, toda segunda-feira, a partir das 15h30.

Comentários

Últimas notícias