paixão

Faz teu nome, Marivaldo! Indicado a prêmio da FIFA, torcedor do Sport ensina como amar um time de futebol

O pernambucano Marivaldo Francisco da Silva é um dos finalistas do prêmio FIFA Fan Awards 2020. A cerimônia acontece nesta quinta-feira (17)

Robert Sarmento
Cadastrado por
Robert Sarmento
Publicado em 17/12/2020 às 7:00 | Atualizado em 17/12/2020 às 7:18
REPRODUÇÃO/INTERNET
Marivaldo percorre cerca de 60 km entre Pombos e Recife para assistir aos jogos do Sport na Ilha - FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET

Recentemente, você conheceu a história de Marivaldo Franciso da Silva, de 42 anos, e os cerca de 60 km de caminhada dele do município de Pombos, no Agreste de Pernambuco, até o estádio da Ilha do Retiro, no Recife, só para acompanhar o clube do coração. Essa paixão é finalista do prêmio FIFA Fan Awards 2020, que será entregue nesta quinta-feira (17) durante a cerimônia de premiação The Best, organizada pela entidade máxima do futebol, a partir das 15h. Estudante de direito, o pernambucano vive a expectativa para o anúncio do vencedor.

> Lewandowski, Cristiano Ronaldo e Messi disputam prêmio de melhor do mundo

Entre milhares de torcedores espalhados pelo mundo, a demonstração de amor de um pernambucano para o Sport Club do Recife pode valer uma conquista internacional. Os concorrentes de Marivaldo pelo prêmio são os seguintes: o escocês James Anderson, que fez a doação de milhões de libras para incentivar o futebol profissional feminino e juvenil, e um grupo de torcedores colombianos que distribuíram alimentos durante a pandemia do novo coronavírus. A votação é feita através do site da FIFA (clique aqui).

‘’A motivação é meu Sport. Não Interessa o que dizem e sim o que eu sinto. Eu me sinto bem e gosto. Independente do que falam, eu faço do mesmo jeito. eu não estou fazendo para provar para alguém. Eu amo o Sport e faço o impossível. Só existem três coisas na vida que eu amo: Deus, minha mãe e o Sport’’, afirmou.

Em 2019, o FIFA Fan Awards premiou a história de Silvia Grecco e Nickollas, torcedores do Palmeiras. Devido à deficiência visual do filho, a mãe narra toda a partida time alviverde para o garoto. Quando receberam o troféu, que se tornou a representação de um amor, Silvia fez um discurso sobre o poder de transformação do futebol e comoveu o mundo.

A primeira caminhada

Antes de morar no Interior do Estado, Marivaldo revelou que morava em Olinda e levava cerca de 1h30 para chegar à sede do Sport. Quando precisou atender um pedido da mãe, de 84 anos, e a necessidade de se mudar, o rubro-negro não abandonou o hábito ir à capital pernambucana e, desde 2017, ‘bate perna’ para assistir aos jogos do Sport no estádio. Afinal de contas, quem gosta de futebol e nunca fez alguma loucura pelo time que ama?!

‘’Todos jogos eu sempre ia. gente mudou para pombos, porque eu sou a companhia da minha mãe e ela disse que queria se mudar para o interior. se tornou mais difícil, porque eu não tenho recurso. muita gente vai de carro, mas não gosta de dar carona. um certo dia, eu parei e pensei: deus me deu duas pernas, disposição e eu não perco mais nenhum jogo. Em 2017, eu fiz a primeira caminhada. Tinha pessoas com água, biscoito e bolo. Acompanhavam o trajeto e eram menos preocupantes. As outras já foram com mais coragem’’, afirmou.

Desconfiança das pessoas

Quando alguém diz que vai andar cerca de 60 km para ir ver uma partida de futebol, muita gente pode duvidar da capacidade e questionar o motivo da iniciativa. Com a decisão tomada, Marivaldo teve que lidar com o julgamento das pessoas, mas não desanimou e realizou o objetivo várias vezes até reconhecerem o esforço e paixão pelo Leão da Praça da Bandeira.

‘’Eu fui chamado de várias coisas. Teve gente até que me desejou a morte, mas cada um tem o livre arbítrio de pensar o que quer. Eu repito mil vezes, se for necessário. Eu pude ter experiências nessas viagens que eu fiz. Nunca fiquei fora de jogo por conta de ingresso. As pessoas me davam ingresso ou dinheiro (para comprar)’’, revelou.

A tentativa do ‘’jeitinho brasileiro’’

Após alguns meses de paralisação, o futebol voltou sem a presença do torcedor e assim segue até as autoridades do futebol e saúde liberarem a presença das pessoas nas arquibancadas. Entretanto, com saudade do time, Marivaldo ousou ir até a Ilha do Retiro no Clássico das Multidões, no dia 19 de julho de 2020, pela última rodada da 1ª fase do Campeonato Pernambucano. O confronto marcou a retomada do futebol no Estado e terminou com a vitória dos tricolores, por 2 x 1. O resultado eliminou os mandantes da competição.

‘’Infelizmente, não me permitiram entrar. Quando eu fui, estava consciente que não podia entrar torcedor. Com o ”jeitinho brasileiro’’, pensei em alguém me colocar para dentro. Não ocorreu. Fiquei triste pela derrota, mas não deixo de acompanhar. Como eu não posso ir ao estádio, acompanho em um restaurante’’, completou.

Enquanto não pode voltar a frequentar sua segunda casa, o rubro-negro acompanha a trajetória do Leão no Campeonato Brasileiro da Série A pelo rádio ou televisão. Em resumo, o amor dele pelo Sport nunca vai deixar de existir! Não é por acaso que o futebol se tornou o esporte mais popular do planeta.

Podcast da Rádio Jornal

Liga do Escrete: Alexandre Costa, Marcos Leandro, Pedro Alves e Robert Sarmento debatem tudo sobre o futebol internacional. Ouça o programa abaixo!

Comentários

Últimas notícias