DÉBITO

Sport corre contra o tempo para pagar dívida com o Sporting e evitar nova punição da Fifa

Rubro-Negro deve quitar dívida com o clube português já nesta segunda-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 15/03/2021 às 11:28
Notícia
X

O Sport corre contra o tempo para pagar a dívida milionária com o Sporting e evitar nova punição da Fifa. Em rápido contato com a reportagem do Jornal do Commercio, o presidente licenciado Milton Bivar afirmou que se o Rubro-Negro não quitar o débito de cerca de R$ 7,5 milhões junto ao clube português, o Leão pode sofrer outra punição: ficando seis meses sem registro no BID e três meses sem negócios internacionais. O mandatário não informou qual seria esse prazo máximo para o Sport quitar esse débito e não sofrer essa nova punição pela Fifa.

No entanto, a tendência é de que essa dívida que tira o sono dos torcedores e da direção leonina seja paga de uma vez nesta segunda-feira. Vale lembrar, aliás, que o pagamento será à vista, uma vez que o Sporting já rejeitou várias propostas de parcelamentos do clube rubro-negro. André foi comprado em 2017 ainda na gestão do ex-presidente Arnaldo Barros. No ano seguinte, em 2018, foi vendido ao Grêmio por R$ 10 milhões, praticamente o dobro do que o Sport pagou. No entanto, o clube leonino não pagou ao Sporting e o débito já se arrasta desde 2017, o que faz os portugueses adotarem essa postura 'irredutível'.

No último domingo, a torcida do Sport ficou preocupada com uma informação em que dizia que o Rubro-Negro estaria proibido de inscrever novos jogadores por seis meses, além de não poder fazer negócios nas três próximas janelas internacionais. Essas punições seriam por conta do débito junto ao Sporting. No entanto, segundo disse Milton Bivar, a sanção do Sport acaba no momento em que o pagamento for concretizado ao clube português.

Vale lembrar, aliás, que o Sport também está punido pela Câmara Nacional de Resolução e Disputa (CNRD) por conta de débitos com o goleiro Agenor e os atacantes Marquinhos e Leandro Pereira. Desta forma, o clube leonino não pode registrar novas contratações, além de renovações. Por conta disso, o Rubro-Negro ainda não conseguiu inscrever os novos contratos do zagueiro Iago Maidana, do lateral-esquerdo Júnior Tavares, do volante Betinho e dos atacantes Dalberto e Marquinhos, como também os novos contratados Maxwell e Toró - esses dois já não poderiam ser inscritos por conta da punição da Fifa por não pagamento ao Sporting.

Ou seja, com a punição da Fifa, o Rubro-Negro não pode inscrever novos contratados. Já com a sanção da CNRD, o Sport fica proibido de registrar reforços e também renovações. Com a quitação do débito junto ao Sporting acontecendo nesta segunda-feira, a tendência é de o Leão seja liberado da punição, mas ainda não poderia inscrever novos atletas até resolver a bronca na CNRD, onde o jurídico do clube está trabalhando para resolver este problema também nesta semana.

Tags

Autor