Sport arranca empate do Internacional na estreia da Série A do Brasileirão
Com gol de André aos 40 minutos, o Sport escapou de estrear com derrota no Brasileirão
Jogando fora de casa e encarando um adversário cotado como um dos candidatos ao título, o Sport arrancou um empate na primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, 2x2. A partida contra o Internacional, realizada na noite deste domingo (30), no estádio Beira Rio, em Porto Alegre não foi fácil para os rubro-negros, que já no primeiro tempo tomaram dois gols. A reação leonina aconteceu na etapa complementar, com um gol de Thiago Neves, de pênalti, e outro de André, que reestreou pelo Leão evitando uma derrota.
- Confira a tabela do 1º turno da Série A do Campeonato Brasileiro
- Veja o elenco do Sport que vai começar a Série A do Campeonato Brasileiro
- Adversários do Sport na Série A: os outros três representantes do Nordeste
- Confira o elenco do Sport que vai começar a Série A
- Adversários do Sport na Série A: os principais rivais na briga pela permanência
- André quer dividir responsabilidade de fazer gols no Sport
- Em dia de estreia na Série A, Sport tem cinco jogadores no Departamento Médico
Com o empate, o Sport foi o único time nordestino da primeira divisão que não venceu na estreia e também o único a ficar fora do G4 da primeira rodada, que tem Bahia, Ceará e Fortaleza em segundo, terceiro e quarto lugar respectivamente.
O jogo
Logo de cara, o Sport encarou um dos candidatos ao título do Brasileirão e sofreu com a diferença na qualidade em campo. O Internacional controlou o jogo e logo no primeiro tempo construiu vantagem expressiva no placar. Antes dos 15 minutos iniciais, o Colorado já tinha criado mais de cinco chances de gol, enquanto o rubro-negro chegou timidamente no campo de defesa do adversário em um contra-ataque.
A conta não demorou a chegar para o Leão. Aos 15 minutos, o lateral-esquerdo Sander tentou, de forma imprudente, desarmar Caio Vidal e fez falta no atacante do Internacional dentro da área. Pênalti para os donos da casa. Edenilson cobrou, sem chances para Mailson defender, e abriu o placar no Beira Rio.
Atrás no placar, os rubro-negros seguiam buscando uma chance no contra-ataque, mas com pouquíssima posse de bola, o Sport não conseguia chegar com perigo no campo de defesa do Internacional. Pelo contrário, a zaga do Leão seguia pressionada e o adversário estava cada vez mais perto de fazer o segundo gol.
O time de Umberto Louzer também tentou levar perigo para a defesa do Internacional com as bolas paradas e até criou uma boa chance aos 35 minutos do primeiro tempo, frustrada pelo goleiro Marcelo Lomba. Após cobrança de falta, Thiago Neves, na área, cabeceou para o canto inferior do lado direito e Lomba fez uma defesa difícil. Rafael Thyere aproveitou o rebote, mas o goleiro do Inter fez uma nova defesa.
Sem conseguir marcar e novamente encurralado no seu campo de defesa, o Sport acabou tomando o segundo gol em jogada que começou justamente na bola parada. Aos 43 minutos, após cobrança de escanteio, Rodrigo Lindoso subiu mais que todo mundo e mandou para o canto esquerdo do gol de Mailson. Internacional 2x0. A partida foi para o intervalo com esse placar.
Para o segundo tempo, Louzer voltou com André e Marquinhos, nas vagas de Mikael e Sander, respectivamente. A partida seguia com ritmo e cenários bem parecidos aos da primeira metade: pressão colorada enquanto os rubro-negros buscavam uma chance no contra-ataque.
Entretanto, aos 14 minutos, foi a vez do Leão ser beneficiado com um pênalti. O Sport chegava pela direita e Thiago Neves recebeu a bola na área, no desenvolvimento da jogada, a bola acabou batendo no braço de Maurício e árbitro marcou o pênalti. Thiago Neves cobrou e diminuiu a vantagem do Internacional no placar.
Depois do gol, o Sport ganhou mais força. Quando tinha a bola, conseguia trabalhar melhor as jogadas, ganhando volume de jogo. Além disso, a produção do Internacional caía e na reta final só dava Sport. Até que aos 40 minutos, André recebeu na área e mandou para o fundo do gol, mas o árbitro marcou o impedimento.
O lance passou por revisão do árbitro de vídeo (VAR), que validou o gol rubro-negro, marcando a reestreia de André pelo Leão com o gol que evitou uma estreia com derrota na Série A.
FICHA DO JOGO - INTERNACIONAL X SPORT
Internacional - Marcelo Lomba; Renzo Saravia, Lucas Ribeiro, Victor Cuesta e Moisés; Rodrigo Lindoso, Edenílson (Nonato), Taison e Maurício (Praxedes); Caio Vidal e Yuri Alberto (Thiago Galhardo). Técnico: Miguel Ángel Ramírez.
Sport - Maílson; Hayner, Rafael Thyere, Sabino e Sander (Marquinhos); Marcão, Júnior Tavares, Ricardinho e Thiago Neves (Gustavo); Paulinho Moccelin (Maxwell) e Mikael (André). Técnico: Umberto Louzer.
Local: Beira-Rio, Porto Alegre-RS.
Horário: 20h30.
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP).
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Alex Ang Ribeiro (ambos de SP).
Gols: Edenilson (Internacional), de pênalti, aos 18 minutos do 1º tempo; Rodrigo Lindoso (Internacional), aos 43 minutos do 1º tempo; Thiago Neves (Sport), de pênalti, aos 16 minutos do 2º tempo; André (Sport), aos 40 do 2º tempo.
Cartões amarelos: Maurício (Internacional); Moisés (Internacional); Lucas Ribeiro (Internacional); Palácios (Internacional); Rafael Thyere (Sport).