DIA DOS POVOS INDÍGENAS: 10 COMIDAS de origem indígena que fazem sucesso no Brasil
Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, veja 10 pratos que você não sabia que eram de origem indígena
O Dia dos Povos Indígenas, comemorado no dia 19 de abril, é uma data que serve para celebrar a rica diversidade cultural dos diversos povos indígenas que habitam ou habitaram o território brasileiro.
A data também serve para refletir sobre os preconceitos e injustiças que as comunidades indígenas sofrem ainda hoje, bem como para relembrar a necessidade e o direito desses povos de preservarem sua herança cultural.
Veja também: Dia dos Povos Indígenas pode virar feriado nacional
A fim de relembrar a influência dos povos indígenas na cultura brasileira, veja 10 pratos de origem indígena amplamente consumidos no Brasil que você provavelmente não sabia!
Veja 10 comidas de origem indígena que fazem sucesso no Brasil:
1.Beiju/Tapioca
Ambas são iguarias feitas com a goma da mandioca. Os pratos foram descobertos em Pernambuco e se diferenciam em apenas uma coisa: o ponto da massa (o beiju fica mais tempo no fogo e, por isso, é mais seco que a tapioca).
2.Pamonha
De origem tupi, é uma variação de “pamuna”, que significa “pegajoso”. É composto por milho verde ralado, leite de coco, manteiga, erva-doce e açúcar, e geralmente é embalado na própria casca do milho.
3.Canjica/Mungunzá
Ambos os nomes se referem ao prato feito com milho, açúcar, leite de coco e canela. É de origem tupinambá, muito popular em todo o litoral brasileiro.
4.Bolo de milho
Muito popular nos cafés da manhã e da tarde, o bolo de milho é servido na América há mais de 7 mil anos. É composto de leite de coco, ovos, óleo, fermento, açúcar e, claro, milho.
5.Pirão
O nome significa “papa grossa” e é feito geralmente com caldo de peixe e farinha de mandioca. Foi criado com o intuito de evitar o desperdício das sobras de comida.
6.Paçoca
Do tupi, o nome “paçoca” é um derivado de “po-çoc”, que significa “esmigalhar”. É um famoso doce feito de amendoim, açúcar e sal.
7.Açaí na tigela
Açaí é uma fruta tipicamente consumida pelos povos indígenas do Brasil, mas foi adaptada à nossa culinária contemporânea através do uso da polpa com a adição de granola, banana e outros acompanhamentos similares.
8.Chimarrão
Tão famoso entre os gaúchos, a bebida de erva mate foi amplamente utilizada pelos povos indígenas que viviam nas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, como os guaranis e os quíchuas.
9.Moqueca de Peixe
Apesar de ter sofrido várias modificações ao longo do tempo (de povos africanos e colonos), o prato vem do tupi “pokeka” e significa “assado de peixe”.
10.Pipoca
Ao que tudo indica, a descoberta de que os grãos de milho explodiam quando na presença de calor suficiente e formavam este lanchinho delicioso foi feita pelos indígenas da América do Norte.
REFERÊNCIAS:
Receitas Típicas - https://tipicas.com.br/nordeste/comidas-indigenas. Acesso em 18/04/2023.