CORNÉLIO BRENNAND

Grupo Cornélio Brennand: Uma história de compromisso com o ambiente de trabalho e o desenvolvimento sustentável

O Grupo Cornélio Brennand, fundado em 1917, foi reconhecido pela GPTW como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar em 2023

Paloma Xavier
Cadastrado por
Paloma Xavier
Publicado em 27/10/2023 às 0:00
Guga Matos/JC Imagem
Catharina Machado Ferreira responde pela diretora de Pessoas e Sustentabilidade, tendo valores e cultura do grupo como premissa - FOTO: Guga Matos/JC Imagem

Com 106 anos de história, o Grupo Cornélio Brennand é uma referência no cenário empresarial brasileiro em diversos setores. Com valores centrados em Dinamismo, Excelência, Integridade e Inovação, a empresa atua na geração de energia a partir de fontes renováveis, com vidros planos, com desenvolvimento imobiliário e com cimento.

O Grupo tem como premissa um ambiente de trabalho excepcional, bem como seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável e o progresso contínuo. Uma prova disso é sua adesão ao Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

História

Desde sua fundação em 1917, o Grupo Cornélio Brennand é impulsionado pelo empreendedorismo. Esse compromisso com o crescimento e a inovação está enraizado na essência da empresa e se reflete em sua longa história de sucesso.

O Grupo se destaca por sua capacidade de identificar oportunidades e adotar uma abordagem empreendedora em seus negócios.

“Queremos criar o novo todos os dias com ousadia, simplicidade e engajamento. Nós acreditamos que uma empresa como o Grupo Cornélio Brennand só pode garantir sua continuidade ao longo do tempo adaptando-se às mudanças. Aquelas que presenciamos ao longo de nossa história transformaram a sociedade, trouxeram novos paradigmas corporativos e inovadoras soluções tecnológicas. A nossa resposta sempre foi estarmos atentos às tendências para antever o futuro e, assim, buscar a melhor forma de nos adaptarmos às novas condições”, comenta Catharina Machado Ferreira, Diretora de Pessoas e Sustentabilidade.

Guga Matos/JC Imagem
Catharina Machado Ferreira, Diretora de Pessoas e Sustentabilidade - Guga Matos/JC Imagem

Exemplo de legado

Com mais de 100 anos de história, o Grupo Cornélio Brennand é um exemplo de empresa que não apenas se destaca em seus negócios, mas também se compromete com valores fundamentais e o desenvolvimento sustentável. O Grupo continua a expandir suas atividades, mantendo seu foco em dinamismo, excelência, integridade e inovação.

Seu compromisso com as pessoas e com o ambiente de trabalho mostra que o sucesso empresarial pode andar de mãos dadas com a responsabilidade social e ambiental. Uma das principais ações sociais do Grupo é o Programa Juntos pela Várzea, criado no início da pandemia com o objetivo de atenuar os impactos causados pela Covid-19 no bairro onde está sediado.

A iniciativa beneficiou social e economicamente aproximadamente 18 comunidades através de programas de empreendedorismo em parceria com o Sebrae, quando foram ofertadas consultorias aos micros e pequenos empresários locais, além de ações específicas para mulheres empreendedoras. Através desse projeto, mais de 350 empreendedores receberam apoio e 178 empreendimentos foram visitados.

Valores

Os valores do Grupo Cornélio Brennand são fundamentais para sua cultura corporativa. O dinamismo, a busca pela excelência, a integridade e a inovação são pilares que orientam todas as atividades da empresa. Esses valores não apenas impulsionam o crescimento do Grupo, mas também moldam seu relacionamento com os colaboradores e a comunidade em geral.

Guga Matos/JC Imagem
As ações do Grupo Cornélio Brennand voltadas para seus colaboradores vão além da capacitação - Guga Matos/JC Imagem

“A evolução profissional e o incentivo ao protagonismo dos colaboradores do Grupo Cornélio Brennand se mantiveram como prioridade no planejamento das iniciativas ao longo dos últimos anos. Durante o ano de 2022, por exemplo, foram realizados 205 treinamentos, totalizando mais de 30 mil horas de capacitação – uma média de 38 horas por colaborador – cujo investimento corresponde a R$ 1,7 milhão”, exemplifica Catharina.

O Grupo investe também na educação de filhos de colaboradores da Várzea e de moradores do bairro através da oferta de bolsas de estudo integrais. A iniciativa é direcionada para crianças e jovens, de 5 e 17 anos, e é fruto de uma parceria com a Alicerce Educação, edutech de impacto social que trabalha conceitos inovadores em educação.

Também há iniciativas de impacto socioambiental, como o programa Territórios Regenerativos Mata da Várzea. A ação tem como objetivo promover uma economia a serviço das pessoas e do planeta, guiando o fluxo de dinheiro para impulsionar o ecossistema empreendedor para geração de impacto socioambiental e desenvolvimento local dos territórios, a partir de sua vocação cultural, social, econômica e ambiental.

A iniciativa tem o Grupo Cornélio Brennand como anfitrião, na Várzea, a Parsifal21
e a Trê Investindo com Causa como coidealizadores, e o EcoSocial como parceiro estratégico.

Pessoas como prioridade

O Grupo Cornélio Brennand tem como uma das principais diretrizes a valorização das pessoas. Isso se reflete nas práticas de gestão de recursos humanos, que visam criar um ambiente de trabalho saudável e inspirador. O Grupo também assume o compromisso de liderar transformações e buscar a melhoria contínua em todas as áreas.

“São os colaboradores que, por meio dos seus talentos e energia, constituem a força motriz que impulsiona o GCB adiante – adaptando-se às mudanças, mas sempre fiel a seus valores e propósitos. Por essa razão, a criação de um ambiente acolhedor, que estimule a colaboração entre as pessoas, promova o respeito, a diversidade e a inclusão, e que remunere de forma justa os profissionais, são as bases nas quais o Grupo se relaciona com esse importante público de interesse. Nesse sentido, o GCB sempre busca tornar a experiência do colaborador o mais satisfatória possível”, comenta a Diretora de Pessoas e Sustentabilidade.

Guga Matos/JC Imagem
O Grupo Cornélio Brennand tem um histórico de comprometimento com responsabilidade socioeconômica, ambiental e de governança - Guga Matos/JC Imagem

“Muito antes do tema ESG [governança ambiental, social e corporativa] tornar uma tendência de mercado, no GCB já existia um comprometimento e vivência seculares com responsabilidade socioeconômica, ambiental e de governança. E a transparência e a prestação de contas também são aspectos fundamentais que regem a atuação do Grupo nas relações com seus stakeholders [grupos de pessoas ou organizações que têm algum tipo de interesse pelas ações de uma determinada empresa]”, acrescenta Catharina.

Atuação em setores variados

O Grupo Cornélio Brennand atua em diversos setores, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento social. A Vivix, um dos seus setores, é uma fabricante de vidros planos que adota práticas sustentáveis, promovendo a ecoeficiência em seus processos. Com capacidade de produzir 900 toneladas por dia, ela atende aos mercados de construção civil, decoração e moveleiro.

Em 2021, a Vivix, com o objetivo de aprimorar continuamente sua jornada ESG, integrou o Pacto Global da ONU, comprometendo-se com os Dez Princípios Universais da entidade nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. A empresa também assumiu o compromisso de contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

No ano seguinte, a Vivix Vidros Planos deu um importante passo ao firmar contrato com a Atiaia Renováveis, também empresa do Grupo, para a construção da Unidade Geradora Fotovoltaica (UFV) Maravilhas I, no modelo de autogestão de energia. Com essa iniciativa, a Vivix será capaz de produzir energia solar suficiente para atender a demanda de sua fábrica em Goiana-PE.

A Atiaia Renováveis é a empresa de geração e comercialização de energias renováveis e tem como propósito ser um agente de transformação sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades onde atua.

Além disso, proporciona uma cultura organizacional baseada no bem-estar dos colaboradores. A Atiaia Renováveis, inclusive, já foi reconhecida como a oitava melhor empresa para trabalhar no setor de energia ao receber a certificação GPTW (Great Place To Work).

“No quesito ambiental, por exemplo, a Atiaia possui as três únicas PCHs do Brasil que atendem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a PCH Bandeirante, PCH Garganta da Jararaca e a PCH Paranatinga. Além disso, a PCH Porto das Pedras, que já havia conquistado em 2021, 11 dos 17 ODS, teve a renovação do certificado e agora atende a 14 ODS”, destaca Rodrigo Assunção, presidente da Atiaia Renováveis.

A Iron House, braço imobiliário do Grupo Cornélio Brennand e signatária do Pacto Global da ONU, tem como missão conectar pessoas e ideias a novos destinos. Para isso, a empresa cria espaços urbanos inteligentes que proporcionam uma nova forma de viver.

Guga Matos/JC Imagem
O Grupo Cornélio Brennand tem compromisso com princípios sustentáveis e de respeito ao meio ambiente - Guga Matos/JC Imagem

Suas ações são orientadas por princípios sustentáveis e de respeito ao meio ambiente. A Iron House também se compromete a contribuir para o desenvolvimento de novos destinos, levando em consideração as particularidades, contextos locais, históricos e culturais de cada região onde atua.

A Iron House está comprometida com o crescimento econômico sustentável e o combate às mudanças climáticas. Para isso, a empresa implementa as melhores práticas alinhadas aos Dez Princípios Universais da ONU. Entre as ações, destacam-se a redução do uso de recursos naturais, a gestão de resíduos e a adoção de tecnologias sustentáveis.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias